+Bem Estar

Está comendo demais?

Está comendo demais - foto criada por prostooleh / Freepik

Dicas para não exagerar no isolamento social

Nas últimas semanas, as pessoas tiveram suas rotinas alteradas por conta do novo Coronavírus. A incerteza de como será o amanhã tem trazido angústia, estresse, irritabilidade e a válvula de escape tem sido a comida. Abaixo, algumas dicas do que fazer para passar pela quarentena sem comer tanto. 

1 – Estou com fome mesmo?

Já é sabido que a ansiedade faz a gente comer em excesso e essa gula desenfreada pode afetar negativamente a saúde. O resultado da comilança não deixa só o corpo pesado, mas também a consciência, gerando ainda mais estresse. Uma dica é perguntar para si mesmo se está comendo por que está realmente com fome, ou essa vontade de comer é por conta do estresse ou do tédio.

2 – Não deixe guloseimas à vista

Deixar os alimentos visíveis é um chamariz para enfiar o pé na jaca, pois ter alimentos tentadores à vista pode levá-lo a comer mesmo sem fome. Por isso, mantenha na despensa ou no armário os alimentos que dão água na boca, como doces, batatas fritas, biscoitos, chocolates.

Estou comendo demais guloseimas

 3 – Hora certa para tudo

Mantenha uma rotina de horário para as refeições. Café da manhã, almoço, jantar. Não abra mão desse hábito.

4 – Não seja radical

Aquele bolinho com calda de chocolate é bem-vindo com um cafezinho. Aquele docinho que você tanto gosta pode comer sim. O que não pode são os excessos. Não se prive do que você gosta, mas coma com moderação.

5 – Cozinhe

Encare o fogão não apenas como uma obrigação cotidiana, mas como uma atividade terapêutica. Cozinhar exige concentração, criatividade, carinho e realização e pode diminuir a ansiedade.

Estou comendo demais - família cozinhando - foto criada por Senivpetro / Freepik

6 – Beba água

Manter o corpo hidratado é importante para a saúde como um todo. Não esqueça de beber bastante água. Uma boa dica é adicionar algumas fatias de frutas frescas, cítricas como limão, abacaxi, laranja ou folhas de hortaliças como hortelã, manjericão, alecrim à sua água para acrescentar sabor, o que pode ajudá-lo a beber mais água ao longo do dia.

7 – Tome sucos naturais

Além de beber água, abuse dos sucos naturais, eles são excelentes aliados da sua saúde.

8 – Movimente-se

A imobilidade pode levar ao tédio, estresse e aumento da gula. Reserve um tempo para atividade física diária. Usar as escadas do prédio em lugar do elevador ou simplesmente fazer alguma atividade em casa mesmo, acompanhando vídeos pela internet.

9 – Divirta-se

Ler, escrever, cuidar das plantas, brincar com o pet, fazer crochê, tricô, pintar, tocar um instrumento, meditar. Encontrar uma atividade que lhe faça bem e que lhe divirta diminui os níveis de ansiedade e por consequência o exagero sobre a comida.

10 – Adote bons hábitos

Se você sempre fez refeições diante da tv, adote o hábito de comer à mesa. Desligue a tv, fique longe do celular e se concentre no que está comendo. Aproveite se estiver com a família para conversar, contar coisas engraçadas, sorrir.

11 – Controle as porções

Atentar para o tamanho da porção é muito importante para não comer além do que é preciso. Em casa, ou no pedido do delivery procure controlar as porções pegando pequenas quantidades de comida.

12 – Escolha alimentos nutritivos

Escolher alimentos ricos em nutrientes, pode não só ajudar a melhorar a saúde geral, mas também combater a tendência ao estresse de comer demais. Encha a sua geladeira e despensa com alimentos ricos em proteínas, fibras e gorduras saudáveis. Nozes, sementes, abacate, feijão e ovos são apenas alguns exemplos de opções nutritivas e satisfatórias que podem ajudar a evitar excessos.

13 – Saúde do corpo e da mente

Além dos alimentos para se manter saudável e atitudes para se sentir feliz, uma das formas de manter a sanidade nesse momento é se sentindo útil. Formar um grupo solidário no seu bairro ou prédio, ajudar quem precisa, fazer uma boa ação traz uma ótima sensação que faz bem para o corpo e para a alma.

About the author

Redação SO.U Movimento

Redação SO.U Movimento

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar.
Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Adicionar Comentário

Click here to post a comment

Notícias do dia

Clínica SO.U – acesse o site

Clínica SOU - ortopedia