Coronavírus

Máscaras: uso obrigatório

Maior proteção para todos

Diante do número crescente de casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus, as autoridades de saúde passaram a recomendar o uso de máscaras faciais por toda a população para evitar o contágio da covid-19. A recomendação, que consta no boletim epidemiológico editado este mês pelo Ministério da Saúde (MS), solicita aos cidadãos a produzirem suas próprias máscaras com tecidos que assegurem uma boa efetividade, se forem bem desenhadas e higienizadas corretamente.

Máscaras uso obrigatório - adolescentes usando máscaras - foto criada por freepik - www.freepik.com

Deixe as máscaras cirúrgicas e filtrantes para uso exclusivo dos profissionais de saúde e pessoas com sintomas.

Máscaras uso obrigatório - profissional com luva mascara óculos - foto criada Prostooleh - www.freepik.com

População em geral

De acordo com a nota do Ministério da Saúde, pesquisas têm apontado que a utilização de máscaras caseiras impede a emissão de gotículas expelidas pelo nariz e boca do usuário no ambiente, funcionando como uma barreira física.

A máscara, entretanto, é uma proteção adicional. Para interromper o ciclo de disseminação do vírus, é importante seguir as regras de distanciamento social, etiqueta respiratória e a higienização das mãos. Essas medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde, quando adotadas em conjunto, potencializam os efeitos da proteção contra o novo coronavírus no país, e por isso são tão importantes de serem adotadas por toda a população.

Tipo de tecido

Para garantir a efetividade das máscaras de pano, devem ser usados tecidos com boa capacidade de filtragem de partículas. O Ministério da Saúde recomenda: tecido de saco de aspirador; cotton (composto de poliéster 55% e algodão 45%; tecido 100% algodão (como tricoline); e fronhas de tecido antimicrobiano. Mas podem ser utilizados materiais encontrados no dia a dia, como camisetas ou outras roupas em bom estado de conservação, até tecido não tecido (TNT).

Máscaras uso obrigatório confecção - foto criada po kelly sikkema - Unsplash

Medidas para máscara caseira

O importante é que a máscara seja feita com camadas duplas, nas medidas corretas, cobrindo totalmente a boca e nariz (cerca de 21 centímetros de altura e 34 cm largura) e que esteja bem ajustada ao rosto, sem deixar espaços nas laterais. Se for de TNT, a máscara deve ser descartada a cada uso. Se for de tecido, pode ser lavada e reutilizada.

Máscaras uso obrigatório confecção das máscaras kelly sikkema unsplash

Como usar

O uso da máscara caseira é individual, não devendo ser compartilhada entre familiares e amigos e deve ser usada por cerca de duas horas. Depois desse tempo, é preciso trocar. Então, o ideal é que cada pessoa tenha pelo menos duas máscaras de tecido, alerta o Ministério.

Máscaras uso obrigatório - mãe e filha - Sharon McCutcheon - Unsplash

Use a máscara sempre que precisar sair de casa. Coloque a máscara com cuidado para cobrir a boca e nariz e amarre com segurança acima das orelhas e abaixo da nuca, para minimizar os espaços entre o rosto e a máscara.

Máscaras uso obrigatório - mulher aplicando álcool nas mãos - foto criada por lifeforstock - www.freepik.com

Antes de colocar ou tirar a máscara – lave as mãos ou passe álcool gel. Em seguida segure pelos elásticos e coloque. Não toque na parte da frente máscara para não contaminá-la.

Se precisar tirar a máscara para tomar água, café ou comer, retire a máscara pelos elásticos laterais, coloque dentre de um saco de papel. Depois higienize as mãos e recoloque a máscara.

Lave a máscara

Lave as máscaras usadas em diluição de água e água sanitária. A proporção de diluição a ser utilizada é 10 ml de água sanitária ( 1 colher de sopa)  para 500ml de água potável. Deixe de molho por cerca de 30 minutos e depois lave com água e sabão.

Referências

Ministério da Saúde: https://coronavirus.saude.gov.br/

Redação SO.U Movimento

Redação SO.U Movimento

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar.
Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Adicionar Comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Clínica SO.U – acesse o site

Clínica SOU - ortopedia