Cada espaço da casa pode apresentar um risco
As crianças não podem sair para brincar e mesmo as mais tranquilas e “pouco arteiras”, que estão em isolamento social por causa da Covid-19, não estão livres dos acidentes em casa. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, (SBP), já houve um aumento dos casos de acidentes com crianças durante a quarentena.
Por essa razão,no início de abril, a SBP divulgou um manual de orientação com o objetivo de ajudar pais, mães e responsáveis a evitar acidentes com as crianças. É uma divulgação oportuna e importante, principalmente durante a quarentena, quando pais precisam se desdobrar entre trabalho, trabalho caseiro e cuidar dos pequenos, sem o suporte de uma creche, escola ou babá. E, como aponta a SBP, cada espaço da casa e cada equipamento pode ter um risco a ser reconhecido e eliminado.

As recomendações são feitas de acordo com a faixa etária. Para cada etapa da vida, os cuidados vão se modificando. De acordo com o manual, o adulto cuidador precisa saber dos riscos que estão à volta da criança e do adolescente, bem como da capacidade física e mental de cada idade.

Ficar de olho nos pequenos é o principal conselho dos médicos no período de quarentena. Neste período, as crianças aguçam a curiosidade e acabam explorando cantos da casa que nunca tinham chamado a atenção deles.
Segundo os médicos, pelo menos 90% dos acidentes podem ser evitados.
Veja as dicas para evitar acidentes domésticos.
Cuidados com os bebês:

- Nunca manipular líquidos ou substâncias quentes com o bebê no colo.
- Não cozinhar com o bebê no colo.
- Nunca deixe o bebê sozinho na banheira ou aos cuidados de outra criança.
- Na hora do banho do bebê, se for usar banheira ou baldes e bacias, coloque primeiro a água fria, depois a quente para atingir a temperatura corporal (36º C). Experimente a temperatura com a região de antebraço.
- Lembre-se sempre de chacoalhar a mamadeira para uniformizar o calor e de testar a temperatura na região interna de antebraço. Nunca deixe o bebê mamando sozinho, nunca o alimente no berço ou deitado em carrinho, pois ele pode engasgar, aspirar e sufocar.
- Com o bebê no colo, evite pisos lisos, molhados ou escorregadios.
- Quando for trocar fralda, mantenha sempre uma mão segurando o bebê. Nunca deixe um bebê sozinho em mesas, cama e outros móveis, mesmo que seja por um instante.
- Nunca manipule substâncias inflamáveis com o bebê no colo ou por perto.
Cuidados com crianças de várias faixas etárias:

- Não deixe cadeiras, camas e bancos perto de janelas, pois as crianças podem escalar e se debruçar.
- Instale grades ou redes de proteção nas janelas, sacadas e mezaninos.
- Instale portões de segurança no topo e pé das escadas. Se a escada for aberta, coloque redes de proteção ao longo dela.
- Cuidado com chão liso e tapetes. Não encere o piso e providencie antiderrapantes nos tapetes para evitar escorregões.
- Escadas, sacadas e lajes não são espaços de lazer.
- Crianças com menos de 6 anos não devem dormir em beliches. Se não houver outro local, instale grades de proteção nas laterais.
- O uso de andadores não é recomendado, pois pode comprometer o desenvolvimento e causar sérias quedas.
- Colocar proteção em volta de piscinas ou espelhos d’água. Para uma criança se afogar, bastam 2,5 cm de profundidade.
- Não deixe o ferro de passar quente ao alcance da criança, mesmo que esteja desligado.
- Nunca deixe remédios ao alcance das crianças, nem faça associação de medicamentos com balas e doces.
- Não coloque produtos de limpeza em embalagens de alimentos e refrigerantes. A criança pode confundir e ingerir.
- Evite também deixá-los na parte de baixo de pias e armários.
Mantenha as crianças bem longe da cozinha

- A cozinha é o lugar de maior risco para queimaduras e outros acidentes domésticos. Deve ser proibida para a criança e seu acesso impedido por portão.
- Cabos das panelas devem ficar virados para dentro do fogão. Mas, o mais prudente é sempre usar as bocas de trás do fogão.
- Fogueiras, churrasqueiras, braseiros e fogos de artifício não são coisas para se deixar acessíveis às crianças de nenhuma idade.
Quer saber mais acesse o link abaixo da Sociedade Brasileira de Pediatria e consulte o manual – Os Acidentes São Evitáveis
https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/ACIDENTES_SAO_EVITAVEIS_artigo.pdf
Adicionar Comentário