+Bem Estar

Insônia no isolamento social?

Insônia no isolamento alexandra gorn smuS_jUZa9I unsplash

Como dormir bem durante a quarentena

Adormecer em tempos de Coronavírus não tem sido uma tarefa fácil. Segundo a Associação Brasileira do Sono (ABS), 73 milhões de brasileiros sofrem de insônia em épocas consideradas normais. Com a alteração da rotina por conta da pandemia da Covid-19, o número de pessoas com dificuldades para dormir tende a aumentar.

Uma boa noite de sono, porém, é imprescindível para a manutenção da saúde do cérebro e do corpo. Abaixo, algumas dicas de como é possível melhorar a qualidade do sono.

1 – Mantenha uma rotina regular

Mesmo que esteja trabalhando em casa e as crianças não estejam frequentando a escola é importante manter o hábito de dormir num determinado horário. A rotina fará com que seu organismo entenda que a hora de dormir está chegando.

2 – Não cochile excessivamente

Vários cochilos durante o dia podem prejudicar a qualidade do seu sono à noite.

3 – Faça exercícios

O exercício diário é importante e pode ajudá-lo a ter uma noite de sono tranquila. Faça exercícios físicos, mas não próximo do horário de dormir.

4 – Filtre as notícias

É quase impossível escapar das notícias e informações da COVID-19. Só que consumir esse tipo de notícia o tempo todo pode gerar angústia, ansiedade e afetar seu sono. Procure ver notícias boas, assistir séries, filmes que tragam leveza e esperança.

5 – Cama é para dormir

Não use a cama para leitura, ver televisão ou alimentar-se, prefira a sala ou outro ambiente. A cama deve estar relacionada com o ato de dormir.

6 – Chás relaxantes são aliados do sono

Dê preferência aos chás relaxantes como camomila, erva-doce, erva-cidreira ou capim limão, quando chegar a hora de dormir. Eles são verdadeiros aliados do sono. Evite ingerir bebidas alcoólicas ou fumar horas antes de dormir. Além do álcool, bebidas com cafeína (café, refrigerantes de cola, chocolate) podem afetar o sono.

7 – Evite refeições pesadas

Faça refeições leves à noite e não se alimente próximo ao horários de dormir.

8 – Sem ruídos e pontos de luz azul

Elimine todos ruídos do quarto e mantenha-o o mais escuro possível. Desligue a tv e outros aparelhos que possam prejudicar o seu sono. Evite o celular antes de dormir.

9 – Encontre uma temperatura ambiente confortável para o sono

Durma com uma roupa confortável e procure deixar o quarto numa temperatura agradável.

10 – Relaxamento

Tente relaxar antes de dormir. Alongue-se, respire fundo e pense em coisas boas.

About the author

Redação SO.U Movimento

Redação SO.U Movimento

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar.
Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Adicionar Comentário

Click here to post a comment

Notícias do dia

Clínica SO.U – acesse o site

Clínica SOU - ortopedia