Coronavírus

Alguém em casa está com COVID-19?

mulher com máscara em isolamento falando telefone - foto criada por Freepik

Saiba como evitar a transmissão para os outros moradores da casa

Se alguém da sua casa for confirmado positivo com COVID-19, ou está à espera do resultado de exames, os demais moradores  devem seguir algumas medidas para se proteger.

Entre as medidas de prevenção e proteção, a primeira é manter o portador em isolamento absoluto. Ele deve dormir em outro lugar na casa, longe dos demais moradores  e os cuidados com a limpeza e desinfecção tem que ser redobrados por toda a casa.

O Ministério da Saúde recomenda que o portador de Covid-19 , mesmo isolado,  deve usar luvas todo o tempo, manter a higiene do local onde está e usar máscara facial durante todo o tempo. As mesmas medidas devem ser adotadas pela pessoa que estiver em contato próximo com ele.

Além  disso, deve-se  trocar roupas de vestuário, de cama e banho todos os dias e tomar muito cuidado para não sacudir as peças, que devem ser  colocadas  em um saco plástico e levadas para lavar separadamente em água bem quente com sabão. Após secar completamente devem ser passadas e guardadas separadamente.

Cuidados extras também devem ser tomados com relação aos talheres, pratos e copos, tudo deve ser separado para uso exclusivo pela pessoa, e após a utilização devem ser lavados e também guardados separadamente.

O banheiro, vaso, pia e demais superfícies devem ser limpos  com álcool ou água sanitária para desinfecção do ambiente.

O lixo produzido precisa ser separado e descartado.

Sofás e cadeiras também não podem ser compartilhados e precisam ser limpos frequentemente com água sanitária ou álcool 70%.

A janela deve ficar aberta para circulação de ar do ambiente usado para isolamento e a porta fechada, a maçaneta frequentemente limpa com álcool 70% ou água sanitária.

Importante:

As roupas e objetos de uso pessoal de uma pessoa com coronavírus, NÃO PODEM SER MISTURADAS  com as roupas e objetos das outras pessoas da casa e em hipótese alguma serem compartilhadas.

Fique atento  para não espalhar o Coronavírus em casa e acompanhe a evolução do paciente, caso ele não apresente melhora, leve-o ao pronto-socorro.

Referência: Ministério da Saúde

About the author

Redação SO.U Movimento

Redação SO.U Movimento

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar.
Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Adicionar Comentário

Click here to post a comment

Notícias do dia

Clínica SO.U – acesse o site

Clínica SOU - ortopedia