+Nutrição

Osteoartrite: alimentos benéficos

Garota comendo salada sentada sobre o chão de madeira - autor freepik

Conheça os alimentos que aliviam os sintomas

A Osteoartrite (OA), inflamação das articulações, causa dores e desconfortos em boa parte da população adulta. Embora não haja cura, alguns procedimentos simples podem proporcionar alívio e controle da doença – uma reeducação alimentar, com as escolhas certas, por exemplo. Os alimentos recomendados para aliviar a inflamação incluem os que contêm ácidos graxos, ômega 3, vitamina D e antioxidantes. Conheça o que deve fazer parte da dieta de quem é diagnosticado com o OA.

Alimentos benéficos

  • Semente de linhaça

Dois principais componentes da semente de linhaça são o ácido linolênico (ALA) e lignanos, que ajudam a reduzir a inflamação. A semente de linhaça é excelente não só para artrite, mas também ajuda a combater doenças cardíacas e câncer.

  • Nozes  

Saborosas, são ricas em ácidos graxos ômega-3, uma grande ajuda anti-inflamatória.

  • Salmão

Especialmente indicado àqueles que procuram ácidos graxos ômega-3 e vitamina D. Cem gramas de salmão oferecem mais do que a quantidade diária recomendada de vitamina D e ácidos graxos ômega-3. O salmão também é rico em proteína, o que oferece suporte à cartilagem das articulações.

  • Brócolis

Estudos revelaram que brócolis combate o desenvolvimento de artrite. Um dos componentes dos brócolis, o sulforafano, pode reduzir inflamação e ajudar a cartilagem das articulações. Os brócolis também têm muita vitamina C.

  • Pimentão

Uma xícara de pimentão vermelho excede o valor diário recomendado de vitamina C. Os pimentões também têm muitos antioxidantes, especificamente carotenoides, que fornecem benefícios anti-inflamatórios.

  • Abacaxi

Rico em antioxidantes. Uma xícara de abacaxi é abundante em vitamina C e em outro componente, bromelina, encontrado nas hastes desta fruta, ajudando a reduzir a inflamação.

  • Morangos

Dois antioxidantes fazem dos morangos uma comida perfeita para combater a artrite. Um é a vitamina C — uma xícara de morangos tem mais do que suficiente para atender às necessidades diárias. O outro é formado pelas antocianinas, que ajudam a baixar a proteína C-reativa (CRP) no corpo, diminuindo a inflamação.

  • Couve

Tem vários componentes que auxiliam na luta contra a artrite, incluindo vitamina C e ácidos graxos ômega-3. Mas o mais importante é a vitamina K, que pode ajudar muito com artrite, de acordo com estudos, pessoas com deficiência de vitamina K são mais susceptíveis a desenvolver osteoartrite.

  • Abobrinha

Repleto de vitamina C, ácidos graxos, ômega-3, vitamina K e betacaroteno, a abobrinha é uma grande aliada na luta contra a artrite.

  • Espinafre

Poderoso aliado contra a artrite, fonte de quantidades diárias recomendadas de vitamina K, além de cálcio, magnésio e antioxidantes, como vitaminas C, E e A.

  • Batata doce

Uma batata doce média tem mais do que a quantidade diária recomendada de vitamina A, além de betacaroteno. A batata doce também tem aproximadamente metade da quantidade diária recomendada de vitamina C.

  • Lentilhas

Fornecem uma boa porcentagem da quantidade diária necessária de folato. Também são ricas em proteínas, fibras e vitamina B6. Estes e outros nutrientes fazem das lentilhas uma fonte poderosa de proteção do corpo contra a artrite.

  • Alho

Contém fortes propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a combater a dor da artrite reumatoide. Estudo da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária observou que os efeitos anti-inflamatórios do alho se dão devido à sua capacidade de inibir a produção de citocinas, uma substância inflamatória. A mesma pesquisa aponta que o composto ativo alicina, presente no alho, é aliado na redução do colesterol.

  • Gengibre

O gengibre pode restaurar o equilíbrio do organismo como um todo. O gingerol é o composto de gengibre que dá o sabor e as propriedades anti-inflamatórias. Estudos mostram que o gingerol e outros componentes do gengibre podem ajudar a prevenir danos e inflamação nas articulações.

  • Bananas

Ricas em potássio, são também boas fontes de combate à artrite por conter vitamina B6, ácido fólico e vitamina C. Além disso, são facilmente digeridas e uma fonte essencial de fibra alimentar.

  • Camarão

Além de saboroso, é excelente fonte de vitamina D. O camarão também contém ácidos graxos ômega-3, ferro e vitamina B12.

  • Ovos, queijos, leite e laticínios em geral

Indispensáveis na alimentação diária, contém componentes que auxiliam no combate às inflamações da OA.

  • Carnes vermelhas

Ricas em diversos nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do organismo, como minerais e vitaminas lipossolúveis, além de ferro, zinco e vitaminas B6 e B12. A indicação é de duas a três porções por semana. Uma dica: além da alimentação, exposições regulares ao sol são ótima fonte natural de vitamina D, desde que obedecidos critérios saudáveis de exposição à luz solar.

About the author

Redação SO.U Movimento

Redação SO.U Movimento

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar.
Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Adicionar Comentário

Click here to post a comment

Notícias do dia

Clínica SO.U – acesse o site

Clínica SOU - ortopedia