Especialidades Joelho

Artroscopia

A cura pela artroscopia - Photo by JC Gellidon on Unsplash

Procedimento não invasivo tem pós-operatório descomplicado e costuma ser usado na recuperação de articulações, joelhos e ombros

Por artroscopia, entenda-se a utilização do artroscópio, instrumento cirúrgico com uma pequena câmera e uma fonte de luz em sua ponta. Nos procedimentos operatórios, ele é inserido no membro lesionado através de uma pequena incisão. As imagens captadas pela câmera são acompanhadas pelo cirurgião em um monitor, permitindo que o médico olhe diretamente as estruturas internas do membro e faça o procedimento.  

A cirurgia costuma ser rápida, menos dolorosa e necessita de menor tempo de recuperação.

 A artroscopia é realizada nos casos :

  • Lesões nos joelhos, meniscos e ligamentos;
  • Lesões em tendões;
  • Lesões nos ombros, punhos, tornozelos e quadris;
  • Lesões das cartilagens;
  • Biópsias;
  • como diagnóstico para lesões das articulações não completamente elucidadas por outros métodos.

Pós-operatório

O pós-operatório da artroscopia costuma ser bem tranquilo, requer repouso de alguns dias. Após a retirada dos pontos, aplicações de gelo e a elevação do membro recém operado são recomendadas – se necessário, o médico também receitará analgésicos, para quadros doloridos. O cirurgião também determinará o início da fisioterapia, bem como a data de retomada das atividades regulares da pessoa.

Dr. Pedro Baches Jorge

Dr. Pedro Baches Jorge

Médico Ortopedista, especializado em Joelho e Medicina do Esporte. Fundador do Núcleo de Medicina do Esporte do Hospital Sírio Libanês e Membro do Grupo de Trauma Esportivo da Santa Casa de São Paulo.
Diretor Científico da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Trauma do Esporte (SBRATE) e Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ)
Clínica SO.U – Unidade Bela Vista
R. Barata Ribeiro, 398 - 3º andar - Bela Vista, São Paulo - SP, 01308-000
Tel.: +55 (11) 3258-1706
http://www.clinicasou.com.br

Adicionar Comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Clínica SO.U – acesse o site

Clínica SOU - ortopedia