Atividade física na gestação é prejudicial ao bebê? Traz riscos para a futura mamãe e seu bem mais precioso? E na quarentena, como se cuidar?
A gravidez é considerada a condição onde uma mulher em idade fértil consegue gerar dentro de seu útero um novo ser humano, dando início a uma nova vida. Portanto sempre foi e será considerada símbolo da verdadeira forma de vida humana no planeta Terra. Sinônimo de Gestação, portanto da palavra gestar, procriar, criar, carregar consigo, sempre foi cercada de mitos e dúvidas, entre elas vamos falar um pouco hoje de atividade física para a mulher grávida.

Principalmente nessa época difícil para toda a sociedade, onde temos uma ameaça para a saúde, o Novo Coronavírus COVID 19, a prática de atividade física se faz mais importante e necessária ainda, visto que as recomendações de distanciamento social podem perdurar e gestantes, consideradas grupos de risco pela baixa imunidade, deveriam até manter um isolamento social na medida do possível para cada realidade, diminuindo a sua mobilidade diariamente. Portanto, a caminhada e exercícios físicos leves como pilates, alongamentos, ioga e meditação são bastante recomendados para a gestante, além de serem fáceis de realizar e práticos mesmo em pequenos espaços. Com isso ela irá apresentar um risco diminuído para a trombose de veias profundas, principalmente nas pernas, condição grave e mais comum na gravidez.

Além disso, os efeitos benéficos da atividade física para qualquer ser humano já são há tempos amplamente comprovados, com o melhor controle da pressão arterial, níveis de açucares e gordura no sangue mais baixos, trazendo melhores condições também para o bebê, que depende o tempo todo do sangue da grávida, que através da placenta, alimenta o feto com oxigênio e nutrientes.
Concluindo, segue uma lista dos aspectos mais importantes que não devem ser deixados de lado, ou esquecidos pela gestante, nem mesmo nessa crise do Covid 19.
Cuidados essenciais:
- Consultas pré-natal devem ser mensais, ou seja, mesmo com uma quarentena de 30 dias ou pouco mais, não esquecer de agendar com seu obstetra assim que possível, lembrando que o Ministério da Saúde (MS) e o Conselho Federal de Medicina (CFM) liberaram e organizaram a Telemedicina.

- alimentação saudável, com bastante água, sucos, frutas, vegetais e legumes bem lavados, carnes bem grelhadas, ovos

- lavar as mãos com água e sabão, por pelo menos 40 segundos, além disso usar sempre que possível álcool gel em locais que não tiver acesso a pia e torneira

- Utilizar máscara de proteção facial sempre que sair de casa, evite locais com aglomerações

- atividade física regular, mesmo dentro de sua casa, que pode contar com auxílio de aplicativos e sites, como DownDog App, Yoga para iniciantes, Yoga pré-natal, Meditação com o App Headspace.

Adicionar Comentário