+Saúde

Aumente as defesas do organismo

Nove dicas para mudar de vida, preservar a saúde e evitar infecções

Todo mundo já ouviu falar em defesas naturais do corpo. De uma maneira bastante simples, pode-se traduzir esse termo como o que ajuda a evitar infecções e outros problemas, preservando a saúde do seu corpo. E existem várias maneiras de preservá-la, algo que se torna ainda mais necessário em tempos de pandemia. Claro, nenhuma dessas medidas para se ter uma vida saudável podem não ser suficientes para impedir a contaminação pelo novo Coronavírus, mas parece lógico pensar que um intruso – no caso, o vírus – tenha mais dificuldades para destruir um corpo saudável do que um que já venha sofrendo com os abusos de uma vida desregrada.  Vamos às dicas:

Sono – Há dezenas de estudos que comprovam que a qualidade e a quantidade do sono estão intimamente ligadas à saúde. O número de horas ideal está diretamente ligado a cada idade, mas deve-se observar também que cada organismo é diferente. O importante é observar o quanto você precisa dormir para realmente descansar. Diminuir a quantidade de tempo olhando para telas e dar preferência para ambientes escuros e silenciosos também é fundamental.

Vegetais – Frutas, vegetais, legumes e grãos são ótimos alimentos para aumentar nossas defesas naturais e fazem muito bem para diversas partes do nosso corpo, como, por exemplo, o intestino. Não há uma dieta saudável que não inclua esses alimentos.

Gorduras saudáveis – A gordura do azeite e do salmão, por exemplo, tem propriedades anti-inflamatórias, tornando-se parte importante de uma dieta que visa, não apenas o bem-estar, mas uma vida mais longa.

Alimentos fermentados – Nem todas as bactérias são ruins, e os alimentos fermentados são ricos em muitas bactérias benéficas, que ajudam demais em nosso processo digestivo. Iogurtes e chucrutes são muito saudáveis. Se você não gostar desses alimentos, uma boa opção são os suplementos probióticos.

Diminuir o açúcar – Ninguém está dizendo que não pode ingerir nunca, mas já está provado que o excesso de açúcar é responsável direto, não apenas pela obesidade, mas também pela diabetes e até por doenças cardíacas, além de enfraquecer o sistema imunológico.

Exercícios regulares e moderados – “Devagar e sempre”. Já está comprovado que a prática de exercícios, mesmo que não de forma compulsiva, ajuda na regeneração celular, além de contribuir para melhorar sua imunidade.. Caminhadas, por exemplo, são uma excelente opção.

Hidratação – Desempenho físico, dores de cabeça, humor, funções renais, cardíacas e digestão. Sim, beber água regularmente ajuda positivamente em tudo isso. Embora os sucos e chás também hidratem, a água tem a enorme vantagem não incluir nenhum tipo de açúcar.

Controlar o stress – Já não é segredo para ninguém que o stress pode causar problemas de saúde sérios, e como não é possível, na vida moderna, simplesmente nos livrarmos de tudo o que no estressa, torna-se fundamental a prática de atividades que nos desestressem. Ioga, meditação, exercícios, ou simplesmente toda e qualquer atividade prazerosa e que nos acalme.

Complemente com bom senso – É sabido que algumas substâncias particularmente fortalecem o corpo diante de uma infecção, com as vitaminas C e D, Zinco,entre outras.

Não há dúvida de que se você conseguir uni-las a todas as dicas anteriores , certamente seu corpo estará mais protegido contra toda e qualquer ameaça de infecção.

About the author

Redação SO.U Movimento

Redação SO.U Movimento

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar.
Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Adicionar Comentário

Click here to post a comment

Notícias do dia

Clínica SO.U – acesse o site

Clínica SOU - ortopedia