+Bem Estar

Bem-estar em home office

Close-up de homem trabalhando com tablet sobre a mesa-senivpetro-Freepik

Postura, móveis e equipamentos adequados são aliados para evitar lesões, manter o bem-estar e a produtividade

Objeto de desejo de muitos trabalhadores mesmo antes da pandemia, o home office acabou por ganhar espaço no mundo corporativo em decorrência do isolamento social adotado para reduzir o contágio pelo novo Coronavírus. O resultado foi que muitos colaboradores não estavam preparados para uma transição tão rápida.

Nesse processo, a principal preocupação das empresas foi que o trabalhador em home office tivesse os equipamentos e acesso necessários para poder exercer suas atividades em casa. Com isso, se deixou de lado um aspecto importante: a ergonomia do local de trabalho.

Então, é bom pensar na melhor maneira de trabalhar em casa sem prejudicar o corpo, o bem-estar e mesmo o desempenho. Nesse aspecto, a ergonomia é fundamental.

Em estudo realizado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMS) com funcionárias de uma confecção apontou a importância da ergonomia para o bom desempenho e produtividade das trabalhadoras. E se vale para fábricas, escritórios e setor de serviço, desempenhar sua atividade da melhor maneira para evitar lesões vale também para sua casa. É uma questão de saúde, bem-estar e bom desempenho profissional.

Mulher trabalhando um uma confecão - senivpetro - Freepik

O que é e o que deve ser feito

A ergonomia trata das interações entre o ser humano e o ambiente de trabalho. Por meio dela, é possível apontar soluções. Muitas vezes, dores e mesmo tendinites podem ser consequência de aspectos envolvendo a ergonomia.

Conheça algumas medidas e posturas para evitar problemas físicos:

O local – Em casa, dê preferência para se instalar em um ambiente onde se sinta bem e que tenha boa iluminação e ventilação natural. Também é importante não instalar a mesa onde a luz não se reflita diretamente na tela do computador, pois causará desconforto e fadiga visual.

Móveis – Use cadeiras acolchoadas e com encosto e mesas que tenham profundidade suficiente para permitir que os antebraços e o cotovelo se apoiem na mesa enquanto usam o mouse e teclado.

Apoio de braço Também é recomendado o apoio de braço projetado para reduzir a pressão do pulso que opera o mouse. Estudo de 2018 publicado pela National Library of Medicine, dos EUA, encontrou evidências de que o uso de suporte de braço pode reduzir a incidência de problemas no pescoço e ombro.

Costas – Devem estar sempre bem apoiadas no encosto da cadeia; se for necessário, coloque almofadas no encosto para chegar a essa postura.

Pés – É importante que eles fiquem apoiados no chão; se a cadeira e a mesa forem altas para o seu tamanho e os pés não alcançarem o chão, coloque um suporte para que não fiquem balançando.

Postura – Com mesa e cadeira na altura certa, o monitor deve estar em uma altura tal que o centro da tela fique na altura dos olhos da pessoa sentada nessa posição. Disciplina é a palavra-chave.

Mulher de frente para o computador com postura correta - foto criada por wayhomestudio - freepik

Pausas e alongamentos ­­- É recomendado fazer pausas curtas, de cerca de 10 minutos, ao longo da jornada de trabalho. E aproveite para fazer alongamentos.       

Garota em frente ao computador esticando os braços - foto criada por freepik

Pesquisa realizada pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP ouviu 1.300 trabalhadores, principalmente com alta qualificação e renda elevada, e constatou que 70% gostariam de continuar trabalhando em home office, contra 19% que não gostariam e 11% que foram indiferentes.

About the author

Redação SO.U Movimento

Redação SO.U Movimento

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar.
Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Adicionar Comentário

Click here to post a comment

Notícias do dia

Clínica SO.U – acesse o site

Clínica SOU - ortopedia