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Cálcio: fundamental para a saúde

Cálcio: fundamental para a saúde - salada verde em uma tigela redonda sobre mesa de madeira reciclada parcialmente forrada com juta - Foto de Daria Shevtsova no Pexels

Dieta rica no mineral fortalece os ossos

A ingestão de alimentos ricos em cálcio é de fundamental importância para o fortalecimento dos ossos e para prevenir outros problemas de saúde. Esse consumo deve ser diário – lembrando que a quantidade recomendada de cálcio por dia para adultos é de cerca de 1200 mg. Aqui, onze alimentos onde o cálcio é protagonista:

Leite e derivados

O leite e os laticínios são considerados alimentos completos, ricos em cálcio e diversos outros minerais e vitaminas.

Açaí

Polivalente, além de alta concentração de cálcio, detém vitaminas C, B1 e B2, e também fósforo e ferro.

Soja

277 mg de cálcio a cada 100 g colocam a soja no rol dos alimentos ricos no mineral.

Feijão branco

Os grãos devem permanecer de molho na água pelo menos 8hs. Assim, elimina-se o ácido fítico, presente nos feijões que pode prejudicar a absorção do cálcio, ele ainda tem ferro e zinco.

Cereais de milho

Super popular e acessível, tem 143 mg de cálcio a cada 100g. Consumido com leite vegetal, triplica a quantidade de cálcio na refeição matinal.

Folhas escuras rúcula, couve e acelga

Têm generosa oferta de cálcio a cada 100g: rúcula, 117 mg; couve, 131 mg; acelga chinesa; 105 mg.

Grão de bico

Versátil, saudável, delicioso e ótima fonte de cálcio. São 114 mg a cada 100g do alimento.

Brócolis

Rico em cálcio de boa biodisponibilidade, proporciona grande absorção (cerca de 60%) de seu teor do mineral.

Quinoa

Versátil, tem quase 50 mg de cálcio a cada 100g; pode ser consumida tanto em grãos quanto em flocos ou farinhas.

Ervas secas manjericão, tomilho e alecrim

Mesmo não sendo possível consumir em grandes quantidades, a alta concentração de cálcio nesses temperos justifica seu consumo diário.

Ameixa seca

A versão desidratada da fruta é rica em cálcio, além de ter alto poder antioxidante e grande quantidade de vitaminas.

About the author

Dr. Jan Willem Cerf Sprey

Dr. Jan Willem Cerf Sprey

Médico do Esporte, especialista em Ortopedia e Traumatologia Esportiva pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Membro do Grupo de Traumatologia da Santa Casa de São Paulo e diretor da Sociedade Paulista de Medicina do Exercício( SPAMDE)
Consultórios: Rua Barata Ribeiro 398, 3° andar
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Tel.: + 55 (11) 3258-1706 / 3258-1394 / 96423-5137

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