Combate ao inimigo - capa
Coronavírus

Combate ao inimigo

Medidas e cuidados necessários para minimizar a pandemia do novo Coronavírus

A transmissão do Coronavírus acontece da mesma forma que outros agentes causadores de gripes ou resfriados: através de gotículas de saliva, tosse e espirro. E também ocorre através do contato com objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, maçanetas, brinquedos, teclados de computador, entre outros objetos.

Combate ao inimigo mulher limpando celular foto criada por Tirachardz - Freepik

Já se sabe que o Coronavírus pode viver em certas superfícies ou materiais, um importante estudo publicado no New England Journal of Medicine em março revelou que o vírus pode sobreviver, em condições ideais, até três dias em superfícies de metal duro e plástico e até 24 horas em papelão.

#fiqueemcasa

A determinação das autoridades de Saúde de todo o planeta é clara: o isolamento social é a melhor ferramenta no combate à atual pandemia do novo Coronavírus, essa atitude reduz o ritmo de novos casos da Covid-19, doença causada por esse agente infeccioso. A recomendação é para todos e, principalmente para os grupos de risco: pessoas a partir de 60 anos, e indivíduos com problemas crônicos de saúde, como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e grávidas.

Combate ao inimigo - casal feliz criada por drobotdean Freepik

E como as estatísticas têm amplamente demonstrado, crianças, jovens e adultos saudáveis não estão imunes ao mal, portanto, também devem ficar em casa.

Vale a recomendação de infectologistas e especialistas de todo o mundo: fique em casa, cancele compromissos que não sejam urgentes e evite o máximo possível aglomerações e locais públicos. Essa é a condição primordial no combate ao Coronavírus.

Combate ao inimigo close-up e homen digitando em laptop foto criada por jcomp Freepik

Cuidados permanentes

Durante a atual pandemia, seguir as determinações das autoridades de Saúde de isolamento social é a melhor maneira de manter distância da doença. E mesmo em casa, cuidados extras necessitam ser rigorosamente observados no combate ao Coronavírus.

Evite acidentes domésticos

Uma vez em isolamento social em casa, os cuidados também devem ser tomados no sentido de evitar acidentes domésticos de qualquer natureza, com as crianças e também com os idosos. Fique atento, não é hora de recorrer aos hospitais, pois estão sobrecarregados de pacientes com o Covid-19.

Combate ao inimigo idosa caida no chão Designed by rawpixel.com Freepik

Vai precisar sair de casa?

Fora de casa, é preciso atenção a tudo o que possa ter sido tocado por outras pessoas.

Em algum momento, a saída para a rua precisa acontecer e quando sair de casa for inevitável, saiba quais são os cuidados necessários:

Combate ao inimigo mulher protegida fazendo compras Designed by Freepik

As recomendações são explícitas para que todos usem máscaras faciais em locais públicos.

1. Máscaras: uso obrigatório
Combate ao inimigo garota de mascara foto craiada por prostooleh - Freepik

2. Mantenha distância social

Mesmo usando máscara, cada pessoa deve manter sempre a distância social de segurança, de cerca de dois metros, como forma de diminuir a velocidade de contágio entre indivíduos assintomáticos que não sabem se contraíram a doença ou não.

Combate ao inimigo mulheres no transporte-publico foto criada por freepik

Cuidados ao retornar para casa

Alguns cuidados são essenciais também na hora de voltar para casa. Muitas pessoas têm medo de deixar o coronavírus entrar em suas casas pelas roupas, sapatos,compras, então veja o que fazer:

1. Entre em casa sem sapatos

Os calçados podem servir de meios de transportes para o vírus. O correto, portanto, é deixá-los para fora de casa. Separe um par para sair e procure usá-lo sempre que for preciso.

Entretanto, se não for utilizar o sapato tão cedo, coloque-os em um saco plástico e leve-o para a área da lavanderia para higienização com água e sabão. Limpe primeiro a superfície e depois a sola. Deixe arejando longe do alcance de crianças ou animais.

Se você tem uma criança que engatinha ou brinca no chão, um membro da família com alergias ou um sistema imunológico comprometido, uma casa sem sapatos pode ser uma boa ideia para a higiene geral.

Combate ao inimigo garotinha brincando no chao - Foto criada por Freepik
2. Higienize aquilo que tocar

Assim que entrar em casa, limpe a maçaneta. E faça o mesmo com qualquer objeto em que, por ventura, você encoste antes de lavar as mãos com água e sabão – a exemplo de telefone, chaves, controle remoto e afins. Em seguida lave as mãos com água e sabão para mantê-las limpas.

Combate ao inimigo mulher higienizando a maçaneta foto criada por tirachardz Freepik
3. Tire as roupas e tome um banho

Para evitar a propagação do novo Coronavírus, outra recomendação é colocar as roupas direto no cesto de peças sujas e lavar em seguida com água e sabão.

Antes do banho, evite colocar as mãos no rosto ou mesmo nas paredes ou móveis da casa.

O próximo passo é tomar um banho. Só depois do banho é que você pode se relacionar com as outras pessoas da casa.

Combate ao inimigo mulher tomando banho Designed by Racool studio Freepik
4. Higienize as compras

Embalagens de sucos ,leite, de refrigerantes e água, latas de cerveja, milho, ervilhas, potes de iogurte, vidros ,embalagens plásticas… lave tudo o que vier de fora com água e detergente. Deixe secar e guarde.

Esses produtos podem estar contaminados pois passam pelas mãos dos funcionários da loja, além de clientes que, às vezes, pegam e não levam, por isso precisam ser higienizados.

Combate ao inimigo - mulher higienizando vegetais foto criada por Freepik
5. Verduras, frutas e legumes
Combate ao inimigo frutas imersas foto criada por Racool studio Freepik

Coloque frutas, verduras e legumes sob a água corrente e, depois, na solução de hipoclorito de sódio por 10 minutos. Enxague novamente para tirar o excesso do produto, espere secar e guarde.

Não esqueça de higienizar tudo! Tudo mesmo!

About the author

Redação SO.U Movimento

Redação SO.U Movimento

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar.
Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Adicionar Comentário

Click here to post a comment

Notícias do dia

Clínica SO.U – acesse o site

Clínica SOU - ortopedia