Coronavírus: Medidas de Prevenção - O vírus pelo mundo - foto montagem PR2 Design & Foto - freepik.com
Coronavírus

Coronavírus: Medidas de Prevenção

Medidas do dia a dia, como lavar as mãos e evitar aglomerações, reduzem o contágio da doença

O Ministério da Saúde (MS) recomenda algumas medidas para evitar a disseminação da doença:

Lave bem as mãos:

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar bem as mãos (dedos, unhas, punho, palma e dorso) com água e sabão, e, de preferência, utilizar toalhas de papel para secá-las. Além do sabão, outro produto indicado para higienizar as mãos é o álcool gel.

Limpe os objetos:

Os vírus respiratórios se espalham pelo contato, por isso a importância da prática da higiene frequente. A desinfecção de objetos e superfícies tocados com frequência, como celulares, teclados, brinquedos, maçanetas, corrimão, são indispensáveis para a proteção contra o vírus. Para a limpeza doméstica recomenda-se a utilização dos produtos usuais, dando preferência para o uso da água sanitária (em uma solução de uma parte de água sanitária para 9 partes de água) para desinfetar superfícies.

Cuidado ao tossir:

Ao tossir ou espirrar, usar o antebraço para evitar que o vírus se propague. Utilizar lenço descartável para higiene nasal é outra medida de prevenção importante. Deve-se cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Também é necessário evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Louças e roupas:

Para a higienização das louças e roupas, recomenda-se a utilização de detergentes próprios para cada um dos casos. Destacando que é importante separar roupas e roupas de cama de pessoas infectadas para que seja feita a higienização à parte. Caso não haja a possibilidade de fazer a lavagem destas roupas imediatamente, a recomendação é que elas sejam armazenadas em sacos de lixo plástico até que seja possível lavar.

Máscaras:

As máscaras faciais descartáveis devem ser utilizadas por profissionais da saúde, cuidadores de idosos, mães que estão amamentando e pessoas diagnosticadas com o coronavírus. Também é importante que as pessoas comprem antecipadamente e tenham em suas residências medicamentos para a redução da febre, controle da tosse, como xaropes e pastilhas, além de medicamentos de uso contínuo.

Produtos de higiene pessoal:

Devem ser comprados e armazenados como uma medida de prevenção. No caso das crianças, recomenda-se que os pais ou responsáveis, adquiram fraldas e outro produtos em uma maior quantidade para que se evite aglomerações em supermercados e farmácias.

Cumprimentar alguém:

Evite abraços, aperto de mãos e beijos no rosto.

Evite:

Contato social como idas ao cinema, shoppings, viagens e locais com aglomeração de pessoas.

Ao chegar em casa:

Lembre-se de tirar os sapatos antes de entrar em casa e levá-los direto para o tanque para a higienização correta. Se for ficar em casa é aconselhável trocar de roupa.

Ambiente limpo:

Mantenha a casa limpa e ventilada.

Referência:

Ministério da Saúde. https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46540-saude-anuncia-orientacoes-para-evitar-a-disseminacao-do-coronavirus

Elliana Garcia

Elliana Garcia

Repórter, escritora e roteirista.

Adicionar Comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Clínica SO.U – acesse o site

Clínica SOU - ortopedia