+Movimento

Cuide de seu ombro

Cuide de seu ombro - criada por drobotdean - freepik

Exercícios e hábitos simples ajudam a manter as articulações saudáveis

É importante salientar que as causas das lesões e dores nos ombros são multifatoriais, e podem envolver além de histórico familiar, posturas inadequadas, hábitos indisciplinados e até atividades de risco. Mas alguns cuidados no dia a dia podem ajudar a manter os ombros saudáveis.

Melhora e Prevenção:

  • Exercícios de fortalecimento da musculatura são essenciais, não só trabalham e melhoram a ativação da musculatura, mas melhoram a postura corporal.
  • Manter a postura mais ereta possível no dia a dia, e evitar deixar objetos muito pesados no alto, ajudam na prevenção.
  • Cuidado ao dirigir e no trabalho. É importante se posicionar de modo que os ombros não fiquem elevados ou caídos para frente.
  • Realizar movimentos repetitivos exige pausas prolongadas; é importante parar e movimentar os braços, para não forçar os tendões e os músculos.
  • Cuidado na academia: exercícios de musculação necessitam da supervisão de um orientador; no caso de idosos, a carga /peso deve levar em consideração a idade do praticante.
Lembre-se: manter os músculos ao redor da escápula ajudam a estabilizar o ombro e minimizar os riscos de lesões por sobrecarga.

About the author

Prof. Dr. Thiago Fukuda

Prof. Dr. Thiago Fukuda

Graduou-se em Fisioterapia em 2001, e em Fisioterapia neuro-musculoesquelética pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo – ISCMSP. Pós-Doutorado em Biomecânica pela University of Southern California. Experiência de 10 anos comofisioterapeuta da Santa Casa de São Paulo e da Seleção Brasileira de Futebol Feminino.
Premiado duas vezes pelo Journal of Orthopaedic & Sports Physical Therapy, de Londres, pela publicação de artigos científicos sobre o tratamento não cirúrgico para lesões no quadril e no joelho.

Adicionar Comentário

Click here to post a comment

Notícias do dia

Clínica SO.U – acesse o site

Clínica SOU - ortopedia