Especialidades

Dor crônica é dor intratável?

Porque devemos tentar ao máximo tratar as dores crônicas

Por definição, dor crônica é qualquer dor que tenha uma duração maior do que três meses. Depois desse período normalmente são desencadeados processos físicos e químicos que alteram a nossa percepção sobre a dor e a maneira como interpretamos e lidamos com ela.

Esse conceito se aplica a qualquer tipo de dor, seja de origem muscular, articular, abdominal, dor de cabeça, tumoral ou outras, mas especificamente sobre as dores ortopédicas, e mais especificamente ainda sobre as dores na coluna, o conceito de dor crônica é muito frequentemente confundido com o de dor Intratável.

Dor intratável é aquela dor em que foram esgotadas todas as possibilidades de tratamento para cura ou melhora dos sintomas, restando apenas um tratamento paliativo para amenizar o sofrimento do doente, sem alterar a doença em si.

E porque isso é tão importante?

Simplesmente porque a grande maioria dos problemas de coluna e demais problemas ortopédicos são tratáveis, e com um bom acompanhamento médico e fisioterápico associado a disciplina do paciente, a grande maioria das dores crônicas conseguem ser melhoradas ou as vezes eliminadas, com importante ganho de qualidade de vida e de independência para atividades.

Quem não conhece alguém que por problemas na coluna por exemplo, não sai muito para fazer atividades como caminhar no parque, correr ou jogar bola? Que acaba passando a maior parte do tempo em casa sentado, com baixo nível de atividade física? E ainda pior, que acredita que isso não tem jeito, e que vai ter que ser assim pra sempre?

Esse é o ciclo vicioso da dor: Dor causando limitação e receio, causando imobilismo e sedentarismo, que piora a amplitude de movimentos e qualidade muscular, que geram mais dor, fechando o ciclo vicioso.

A única saída desse redemoinho, é quebrar o ciclo de dor, possibilitando o aumento na quantidade e qualidade da atividade física, levando a um ciclo virtuoso!

Independente da idade, se essa limitação de atividade está sendo causada por problemas na coluna, essa pessoa precisa ser avaliada por um especialista em coluna que esteja habituado ao tratamento intervencionista para dor.

Existem diversos tratamentos, indo desde modalidades especiais de reabilitação e fortalecimento muscular, focadas nas limitações individuais, reeducação postural direcionada, treinamento de desempenho, além de procedimentos para alívio das dores, como infiltrações, discectomias e descompressões percutâneas além de Rizotomias Facetárias que podem ser realizados rapidamente, com recuperação em poucos dias, podendo causar uma melhora muito grande dos sintomas que causam a dor.

Conheça a Rizotomia Facetária

A Rizotomia Facetária é o procedimento cirúrgico da coluna mais realizado nos EUA (país com as estatísticas mais fiéis em relação a saúde).

Trata-se de um procedimento extremamente seguro e relativamente simples, realizado em pacientes somente com sedação e anestesia local, onde agulhas especiais, que tem uma característica de esquentar somente na sua ponta quando estimuladas, são posicionadas profundamente para bloquear definitivamente os pequenos nervos responsáveis por transmitir a informação de dor das articulações da coluna para o cérebro.

Esses nervos não tem relação nenhuma com os nervos responsáveis pelos movimentos ou sensibilidade dos braços e pernas, e o seu bloqueio em casos de sobrecarga e artrose das articulações da coluna (facetas) hoje é realizado por meio de Radiofrequência.

Após algumas horas do procedimento o paciente pode ir para casa, caminhando, e voltar as suas atividades normais após 24 horas.


About the author

Dr. Bruno Aprile

Dr. Bruno Aprile

Médico Ortopedista, especializado em cirurgias da Coluna Vertebral, com ênfase em técnicas minimamente invasivas como Endoscopia da Coluna, Infiltrações e Rizotomias.
Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), Membro titular da Sociedade Brasileira de coluna (SBC ) e da Santa Casa de Misericórdia de SP.
R. Barata Ribeiro, 398 - 3º andar - Bela Vista, São Paulo - SP, 01308-000
Tel.: +55 (11) 3258-1706
http://www.clinicasou.com.br

Adicionar Comentário

Click here to post a comment

Notícias do dia

Clínica SO.U – acesse o site

Clínica SOU - ortopedia