Especialidades

Dor no joelho e Artrite

mulher sentindo dor no joelho - foto criada por Freepik

Conheça os tipos de artrite que podem afetar os joelhos

Dores no joelho nem sempre são resultado de traumas, do desgaste resultante de exercícios ou da idade. Elas podem ter como causa a artrite, que pode ser caracterizada como uma inflamação nas articulações. Em sentido amplo é o conjunto de sintomas e sinais de lesões articulares produzidas por diversos motivos e causas, desde o desgaste da cartilagem até infecções nas articulações pelo uso excessivo. Saiba mais sobre os problemas que podem afetar os joelhos.

Os tipos

Osteoartrite (OA)

Forma mais comum de artrite, (OA) é causada pela ruptura da cartilagem que amortece as extremidades dos ossos, onde se encontram para formar articulações. Sem a camada protetora, os ossos colidem, causando rigidez, dor e perda de movimento articular. O joelho é uma das articulações mais afetadas pela (OA).

Artrite reumatoide (AR)

De origem autoimune, crônica e inflamatória,  faz com que o sistema imunológico ataque por engano a membrana que reveste as articulações. O resultado pode ser dano articular, dor, inchaço, inflamação e perda de função. A (AR) geralmente afeta as articulações dos dois joelhos. De acordo com um estudo da agência governamental inglesa NHS -National Health Service, a artrite reumatoide também pode causar inflamação disseminada pelo corpo, síndrome do túnel carpal, doença cardiovascular e mielopatia cervical.

Artrite juvenil

Afeta crianças e adolescentes com até 16 anos. Pode resultar em lesões articulares permanentes, afetar o crescimento e causar inflamação nos olhos e em órgãos internos. É também uma artrite reumatoide, mas neste caso pode desaparecer com a idade.

Gota

É uma forma de artrite que ocorre quando o ácido úrico (UA) se acumula em excesso na corrente sanguínea. O ácido se transforma em cristais em forma de agulha nos tecidos do corpo, incluindo as articulações. O primeiro sintoma da gota é dor intensa e inchaço no dedão do pé. Futuros ataques podem afetar o joelho.

Artrite Reativa

Trata-se de uma forma crônica de artrite. Frequentemente ocorre após uma infecção do sistema urinário ou gastrointestinal. As articulações grandes são mais atingidas, especialmente os ombros, quadris e joelhos.

Doença de Lyme

Esta doença infecciosa causa erupção cutânea, inchaço das articulações e sintomas semelhantes aos da gripe. É causada pela mordida de carrapato infectado com uma bactéria chamada B. burgdorferi. O joelho é frequentemente a primeira articulação afetada pela doença de Lyme.

Lúpus

Também é uma doença autoimune crônica. Ela faz com que o sistema imunológico libere proteínas do sangue, que atacam tecidos saudáveis. Pode causar inflamação nos joelhos e em outras articulações. A pele e alguns órgãos internos também podem ser afetados por inflamação.

Artrite infecciosa

Também chamada artrite séptica, é causada por uma infecção na articulação em decorrência de bactérias que se espalham pela corrente sanguínea até a articulação. Às vezes, é causada por vírus ou fungos. Os joelhos são mais afetados.
Lesões comuns no joelho incluem, luxação ou  ruptura de cartilagem.

Sintomas

Os principais são:

  • dor articular;
  • rigidez articular
  • restrição do movimento das articulações;
  • inflamação e edema (inchaço) articular;
  • calor e vermelhidão da pele ao redor da articulação.

Tratamento

Depende do tipo de artrite que a pessoa desenvolveu. As opções não-cirúrgicas incluem:

  • controle de peso
  • atividade física como tai chi, caminhada, ciclismo e exercícios aquáticos
  • remédios anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), indicados pelo médico ortopedista, para reduzir a dor e a inflamação
  • injeções de corticoides, sob indicação médica, para reduzir a inflamação
  • medicamentos antirreumáticos indicados pelo médico para (AR), mas não para (OA)
  • aplicação de compressas quentes e frias para aliviar a dor e o inchaço
  • cremes tópicos
  • usar bengala ou andador para ajudar no equilíbrio
  • acupuntura
  • terapia cognitivo-comportamental
  • fisioterapia para recuperação funcional das articulações, melhorando a flexibilidade e a resistência

Cirurgia

A cirurgia é indicada somente como último recurso em casos mais crônicos, que necessitam de reconstrução da articulação afetada ou mesmo de sua substituição. É, às vezes, o caso da perda de mobilidade a tal ponto que afeta a qualidade de vida do paciente.

About the author

Dr. Pedro Baches Jorge

Dr. Pedro Baches Jorge

Médico Ortopedista, especializado em Joelho e Medicina do Esporte. Fundador do Núcleo de Medicina do Esporte do Hospital Sírio Libanês e Membro do Grupo de Trauma Esportivo da Santa Casa de São Paulo.
Diretor Científico da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Trauma do Esporte (SBRATE) e Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ)
Clínica SO.U – Unidade Bela Vista
R. Barata Ribeiro, 398 - 3º andar - Bela Vista, São Paulo - SP, 01308-000
Tel.: +55 (11) 3258-1706
http://www.clinicasou.com.br

Adicionar Comentário

Click here to post a comment

Notícias do dia

Clínica SO.U – acesse o site

Clínica SOU - ortopedia