Regras simples otimizam o uso do computador e ajudam a prevenir lesões causadas por esforços repetitivos
A complexidade do funcionamento do ombro, com seu grupo de músculos e tendões que permitem a flexibilidade e movimentação dos braços, é também a razão pela qual muitas pessoas sofrem de dores e lesões.

Em muitos casos, dores de ombro são causadas por movimentos repetitivos ou inapropriados por um longo período de tempo. Esportes e profissões que requerem força e extensão excessiva dos braços, por exemplo, são fatores de risco.

Mas há outros, mais sutis, em ambientes aparentemente insuspeitos, como em escritórios. Sim, pequenas atividades repetitivas no dia a dia têm potencial de, no longo prazo, causarem um efeito cumulativo que resulta nas conhecidas lesões por esforço. Boa parte delas, causadas, como se sabe, pelo uso prolongado de computadores e mobiliário inadequado, não ergonômico.
O sedentarismo prolongado também é fator a ser observado. Mas há como adotar medidas que, se colocadas em prática no cotidiano, reduzem o risco de lesões por esforço repetitivo nos ambientes de trabalho e as dores no ombro.
Causas de dores crônicas no ombro
Dores no ombro podem ser leves, mas podem também indicar algo mais sério. Para evitar que o que é tratável se torne crônico, ao primeiro sinal de que algo não vai bem, procure o ortopedista.

Uma das características de dores no ombro é o seu desenvolvimento gradual. Além de alguns esportes e profissões de risco, outras fontes potencialmente causadoras da dor podem ser:
- má postura
- trabalhos que exijam demasiada elevação dos braços
- estresse de contato mecânico, causado por descansar os pulsos em uma borda dura da mesa enquanto se digita

- trabalhos no qual o corpo “vibre” em demasia, (ex: mecânicos, motoristas de ônibus ou caminhões, operadores de máquinas)

- carga estática, quando os músculos precisam manter o corpo em uma posição por um longo tempo
- exposição prolongada a altas temperaturas.

Prevenção
Especialistas afirmam que o simples ato de mudar de posição ativa outros grupos de músculos, o que é saudável; assim, tente não ficar na mesma posição por muitas horas. Na medida do possível tente reduzir o nível de estresse com que a jornada de trabalho por vezes sobrecarrega o corpo.

Atenção à postura corporal é um bom princípio para evitar o surgimento de dores crônicas no ombro. Note-se, também, que à medida que o dia avança e o cansaço “bate”, o relaxamento natural pode provocar posturas inadequadas – nesse sentido, redobre a atenção no trabalho. O mais recomendado é manter a postura adequada durante a atividade e dar uma pausa de preferência a cada uma hora na tarefa repetitiva.

Otimize o ambiente de trabalho
Ambientes ergonômicos, com equipamentos e mobiliário funcionais adequados ao corpo humano e hábitos saudáveis ajudam na prevenção de lesões no ombro originárias em ambientes de trabalho. Portanto, quem trabalha em mesas, deve tentar observar alguns aspectos importantes.

Configure seu espaço de trabalho
- ao sentar, a mesa deve estar na altura dos cotovelos – se estiver muito alta, pode promover a fadiga dos ombros
- o monitor deve ficar à distância de um braço, aproximadamente, e a tela, um pouco abaixo do nível dos olhos. E ambos, centralizados

- objetos e acessórios de uso constante devem permanecer ao redor; evite viradas e torcidas bruscas de corpo
- se a atividade profissional envolver conversas constantes ao telefone, considere usar um fone de ouvido, para evitar passar o aparelho de uma mão à outra, ou mesmo pendurá-lo entre o ombro e o ouvido. Com o fone, é possível falar e continuar teclando.
Mude hábitos
- para o uso do mouse, tente mudar de mão – a intenção é aliviar a carga na mão habitual

- igualmente, faça pequenos intervalos de 30 segundos a cada meia hora, levantando da cadeira
- relaxe olhos, cabeça e pescoço focando a visão, por alguns momentos, em objetos a uns 20 metros de distância
- a cada duas ou três horas permita-se um curto intervalo, levante e dê uma caminhada de cinco a dez minutos. Ou até mais longas (no horário do almoço, por exemplo)
Peça ajuda
Na dúvida, não force a barra em atividades passíveis de traumas e lesões. Por exemplo, caso tenha que erguer um objeto excessivamente pesado, não hesite em solicitar uma ajuda.

Ao sentar
Mantenha a postura correta
- os pés devem estar firmes no solo
- os cotovelos devem permanecer junto ao corpo
- pernas e mãos, sempre alinhadas ao antebraço
- de preferência, os ombros devem permanecer relaxados
Terapias como ioga e tai chi são extremamente eficazes na educação postural.

Clique aqui e veja mais artigos da Série Ombro

Adicionar Comentário