Série Quadril - dor no quadril
Séries Especiais - Ortopedia

Dor no Quadril

Conheça as principais causas da dor no quadril

A articulação do quadril é a maior do corpo humano e uma das mais importantes . Ele nos permite caminhar, correr e pular, nos dá maior amplitude de movimento do que todas as outras articulações, exceto o ombro.

Além de ser flexível,é uma das articulações que mais suporta carga e é fundamental para a marcha e para o movimento dos membros inferiores.

São vários os fatores que podem causar dor e desconforto na região.

Você sabia que a dor no quadril nem sempre é sentida no próprio quadril? Na verdade, é o termo geral para a dor sentida dentro ou ao redor da articulação do quadril. Por isso, ela também pode ser sentida na virilha ou na coxa. As causas mais comuns são tendões inflamados, artrite, bursite e fraturas na região.

Tendões inflamados

A inflamação dos tendões geralmente é resultado do excesso de exercícios físicos. Apesar de ser muito dolorida, pode ser solucionado com alguns procedimentos como repouso, exercícios específicos ou medicamentos.

Artrite

A artrite por sua vez, pode causar dor, articulações mais rígidas e dificuldade para caminhar por longos períodos, e atinge mais as mulheres.

Osteartrite (OA)

A osteoartrite resulta do desgaste da cartilagem que circunda as articulações e está vinculada ao avanço da idade. Uma fratura nas articulações também pode levar a uma osteoartrite. Quando uma infecção destrói a cartilagem, então ocorre a artrite infecciosa.

Artrite reumatoide

A artrite reumatoide (AR) é causada por uma alteração no sistema imunológico (o sistema de defesa) que desencadeia um ataque às articulações, levando à destruição da cartilagem e dos ossos das articulações.

A osteoartrite é muito mais comum que a artrite reumatoide.

Bursite

Outra causa de dor no quadril é a bursite, uma condição que afeta as pequenas bolsas cheias de líquido lubrificante próximo as articulações, chamadas “bursas”, elas são responsáveis por reduzir o atrito e permitem um movimento livre. No quadril, a bursite acontece por ações repetitivas, problemas de postura ou desgaste. O principal sintoma é a dor recorrente na região lateral do quadril. Atividades físicas específicas podem ajudar .

Fraturas do quadril

As fraturas de quadril também causam dor nesta região. São comuns em idosos e pessoas com osteoporose (enfraquecimento dos ossos pela diminuição de cálcio). Uma fratura de quadril geralmente requer cirurgia para ser corrigida, seguida por sessões de fisioterapia.

Dor noturna no quadril

A postura durante o sono também pode provocar dor quadril. O ideal é dormir de lado e colocar um travesseiro ou almofada entre os joelhos para manter os quadris alinhados. Uma alternativa é dormir de bruços. O colchão também pode desencadear pontos de pressão e levar à dor no quadril, o ideal é que não seja nem muito macio ou duro.

Dor ao andar ou ficar em pé

Andar ou ficar em pé por algumas horas pode desencadear dor no quadril em algumas pessoas, pondendo ser um sinal de artrite inflamatória, osteoartrite ou bursite. Outra causa pode estar relacionada ao nervo ciático que é responsável pela sensibilidade de quase todo o membro inferior, em seu trajeto ele passa pela parte inferior das costas pela região posterior do quadril e nádegas e desce pelas pernas indo até a ponta do dedão do pé, também pode provocar dor e formigamento no quadril em todo seu trajeto. Pode ser causada por hérnia de disco, estenose espinhal ou osteófito, mais conhecido como “bico-de-papagaio”.

A dor no quadril também pode ser causada por uma ruptura no tecido mole que cobre a cavidade do quadril e o ajuda a se mover. A ruptura é resultado de problemas estruturais como contato anormal entre o fêmur (osso da coxa) e o acetábulo (osso do quadril), lesão ou osteoartrite. Os sintomas podem ser dor e rigidez no quadril, que piora quando se move o quadril afetado, dor na virilha ou nas nádegas, região interna do joelho,gerar instabilidade ao andar ou ficar em pé.

Sintomas

Os sintomas geralmente surgem em apenas um lado do corpo e incluem, além da dor, dormência, inflamação e até mesmo uma sensação de choque na perna afetada.

Tratamento

A dor no quadril muitas vezes pode ser tratada em casa. Orientações como descanso, evitar atividades que pioram a dor, uso de muletas, bengalas ou andador, analgesia com bolsas térmicas (quentes ou frias) e medicações anti-inflamatórias são o tratamento inicial.

Se essas medidas não forem suficientes, pode-se lançar mão de relaxantes musculares, fisioterapia, uso de corticoides para reduzir a inflamação, a dor e medicamentos antirreumáticos. Para quadros mais graves, a cirurgia pode ser uma solução.

É indicado procurar um médico ortopedista quando sente-se rigidez na articulação, dificuldades em apoiar o próprio peso na perna, não alcançar os pés (como amarrar os calçados), dor intensa e repentina no quadril. O ortopedista também deverá ser consultado em casos de dor em várias articulações ou caso alguma dor após uma queda ou lesão.

Exercícios e prevenção

Para garantir a integridade dos quadris, exercícios físicos ajudam a mantê-los fortes e flexíveis.

Dicas de exercícios para bursite:

  • Para a musculatura que abre o quadril podendo ser feito com elásticos ou aparelhos de ginastica.
  • Para a musculatura que fecha os quadris podendo ser feito com elásticos ou aparelhos de ginastica.

Abdominais e dorsais exercícios para a musculatura da coluna.

Para a musculatura glútea podendo ser feito com elásticos ou aparelhos de ginastica.

Artigos da Série Quadril

About the author

Dr. Marcus Aurelius Nunes

Dr. Marcus Aurelius Nunes

Médico Ortopedista formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (2007). Possui Pós-Graduação em Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (2011) e curso de aperfeiçoamento em cirurgia de Quadril: Grupo de Cirurgia de Quadril da Santa Casa de São Paulo, Departamento de Ortopedia e Traumatologia (2012). Atuando na área de cirurgia de quadril desde então, atualmente especialista de Quadril da Clínica SO.U e no Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
Clínica SO.U Ortopedia
Rua Barata Ribeiro, 398 | 3º andar
Central de Atendimento: 11 3258-1706
www.clinicasou.com.br

Adicionar Comentário

Click here to post a comment

Notícias do dia

Clínica SO.U – acesse o site

Clínica SOU - ortopedia