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Educar para a Saúde

Educar para saúde - foto criada por Seyomedo - shutterstock

Qual o melhor esporte para a criança? Essa interrogação surge na cabeça de muitos pais. Na hora de colocar o filho para praticar esporte, qual atividade escolher?

As atividades físicas dão resultados benéficos, e a decisão de qual esporte escolher tem que ser de comum acordo entre pais e filhos, ou sugerido por um profissional da saúde. Há que se respeitar o gosto da criança e jamais obrigá-la a fazer um esporte que ela não goste. É preciso lembrar aos pais que o exercício vai desenvolver não só suas habilidades e capacidades físicas mas também influenciar o seu psicológico e interação social.

As melhores atividades para cada faixa etária

O tipo adequado de atividade física para a criança depende de vários fatores, entre eles o objetivo dessa atividade e sua finalidade. Temos de pensar em dois pontos principais, primeiro, qual é a idade dessa criança e o desenvolvimento dela.

Entre 02 e 05 anos

Essa é uma fase de movimentos fundamentais para a criança, onde ela tenha maior descontração e liberdade possível. Correr, dançar, brincar com bolas, pedalar e natação, trabalham a coordenação, equilíbrio, ritmo, disciplina, resistência. Esses pequenos, devem realizar atividades de forma lúdica e menos intensa.

Entre 06 e 12 anos

Fase de desenvolvimento de habilidades. Devendo ser estimulado o maior número delas quanto possível. Eles, em sua maioria, gostam de atividades em equipe, mas sem preocupações com competições ou resultados pois ainda não se consideram atletas. Basquete, handebol, futebol, natação, bicicleta, golfe, artes marciais são atividades indicadas.

Entre 12 e 14  anos

As crianças começam a querer competir. Nessa faixa etária elas podem realizar levantamento de peso desde que de forma supervisionada.

Entre 14 e 16 anos

Realiza treinamentos do esporte especializado.  Tem maior capacidade de desenvolver sua capacidade aeróbica e sua força muscular, para quando ele chegar nos 17, 18 anos, consiga ter uma capacidade musculoesquelética do indivíduo adulto.

Entre 16 e 18 anos

Nessa fase trabalha-se mais específico a modalidade de acordo com sua posição ou atuação na modalidade esportiva. No futebol, o lateral, por exemplo, precisa de maior agilidade, o zagueiro ter mais força nos membros inferiores, assim trabalha-se a força, a velocidade, a resistência, mas de forma específica.

Entre 18 e 20 anos

Nessa idade já trabalha com maior sobrecarga e com capacidade de atingir seu alto nível esportivo.

E se a criança não gosta de atividade física como jogar futebol. O que fazer?

Sou Movimento - Educar para saúde - e se ela não gosta - foto criada por - senivpetro - www.freepik.com
  • Os pais tem que encorajar essas crianças a executarem outros tipos de exercícios O importante é estimular e obrigar essa criança a ter um estilo de vida ativo para que no futuro não se torne um adulto sedentário.
  • Passeios de bicicletas com familiares. Escalada em paredes em recintos fechados, trilhas.
  • Encorajamento de tempo ativo com os amigos.
  • Pular corda.
  • Jogar bola, videogames que incitam a dança, jogos esportivos, ou outros tipos de movimentos. O importante é descobrir uma atividade que a criança goste e pratique.

Referências:

Educasus

About the author

Dra. Vanessa Ribeiro de Resende

Dra. Vanessa Ribeiro de Resende

Médica do Esporte, Mestre em Ortopedia e Traumatologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Membro do Grupo de Traumatologia do Esporte da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
Consultório: Rua Martinico Prado 26 Cj. 151 Higienópolis São Paulo SP 01224-010 Brasil
Telefone: +55 (11) 3337-2558

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