Especialidades Joelho

Evite a progressão da Osteoartrite

Sou Movimento evite a progressão da osteoartrite - criada por Anatoliy Karlyuk - shutterstock

Rotina de práticas de baixo impacto evita a progressão da OA nos joelhos

A Osteoartrite, afeta milhões de indivíduos em todo o mundo. No caso, dos joelhos, costuma causar muito desconforto, que podem progredir para rigidez, inchaço e dores.

Uma vez constatada pelo médico a lesão nas articulações, exercícios regulares podem ser indicados para aliviar sintomas como dor, rigidez e inchaço, evitando, assim, a necessidade de cirurgias.

Além de manter a amplitude dos movimentos, o exercício também fortalece os músculos que sustentam a articulação – e músculos mais fortes, por consequência, ajudam as articulações a melhor absorver o choque.

Exercícios suaves e de baixo impacto, práticos e fáceis que podem ser realizados em casa ou no trabalho, são os melhores para a OA de joelho. Eles minimizam o stress na articulação e aumentam sua flexibilidade e força.

Os exercícios são indicados mesmo em casos de dor – o que pode parecer contraditório, mas uma rotina regular pode realmente ajudar. Lembrando que a rotina deve preferencialmente começar e terminar com exercícios suaves de alongamento.

Dr. Pedro Baches Jorge

Dr. Pedro Baches Jorge

Médico Ortopedista, especializado em Joelho e Medicina do Esporte. Fundador do Núcleo de Medicina do Esporte do Hospital Sírio Libanês e Membro do Grupo de Trauma Esportivo da Santa Casa de São Paulo.
Diretor Científico da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Trauma do Esporte (SBRATE) e Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ)
Clínica SO.U – Unidade Bela Vista
R. Barata Ribeiro, 398 - 3º andar - Bela Vista, São Paulo - SP, 01308-000
Tel.: +55 (11) 3258-1706
http://www.clinicasou.com.br

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