+Saúde

Mochilas escolares – As crianças estão carregando muito peso?

Mochilas escolares - As crianças estão carregando muito peso? Foto criada por tirachard - www.freepik.com

Pesquisa realizada na Espanha, mostra que muitos alunos estão carregando literalmente o mundo nas costas utilizando mochilas excessivamente pesadas

O uso de mochila escolar é comum no Brasil e surgiu por aqui na década de 1980, tornando-se o meio mais utilizado para transportar os materiais escolares. Mas você já se perguntou qual é o peso adequado de uma mochila escolar?

Os limites padrões estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) são de 5% do peso da criança da pré-escola e 10% do peso do aluno do ensino fundamental.

Mas, uma pesquisa realizada no  norte da Espanha, em 2012, por Rodríguez-Oviedo e colaboradores, mostra que muitos alunos estão carregando literalmente o mundo nas costas, utilizando mochilas excessivamente pesadas.

Ao todo, 61,4% dos participantes carregavam mochilas superiores a 10% do peso corporal e 18,1% ultrapassavam os 15%. Os alunos foram divididos em quatro grupos com base no peso de suas mochilas. Aqueles que carregavam mochilas mais pesadas tinham um risco 50% maior de sentir dor nas costas.

Ainda nessa pesquisa, 1 em cada 4 alunos citaram ter sofrido com dores nas costas por mais de 15 dias durante o ano anterior. Dentre estes que relataram sentir dor, 70% era escoliose, outros 30% eram dores lombares ou contraturas musculares involuntárias contínuas.

Portanto, crianças e adolescentes que ainda estão em fase de desenvolvimento e não possuem musculatura adequada para suportar sobrecarga, podem ter a sua postura corporal prejudicada com o excesso de peso da mochila, ou por alterações na forma de caminhar, levando a dores na região dorsal ou problemas posturais como hipercifose ou escoliose.

Mochilas escolares - As crianças estão carregando muito peso? Foto criada por kstudio - www.freepik.com

Fique  de Olho

  • Se a criança sente dor ao colocar ou tirar a mochila?
  • Como está a postura quando carrega a mochila?
  • Enquanto carrega a mochila sente alguma dor ou desconforto?
  • Já reclamou de formigamento ou adormecimento dos braços?

Dicas Importantes na hora de escolher a mochila

  • A mochila não pode ser maior que a criança, isso fará com que ela carregue mais livros, cadernos.
  • Recomenda-se que a mochila tenha algum tipo de acolchoado para proteger as costas das crianças.
  • O ideal que a mochila tenha alças largas, acolchoadas e que seja ajustável no ombro.
  • Os materiais escolares mais pesados devem ficar mais próximos das costas e ir diminuindo os itens à medida que vai se afastando.
  • Opte por mochilas com cintos de quadril e peito, pois estes melhoram o equilíbrio, distribuem a carga e tiram a tensão dos músculos sensíveis do pescoço e dos ombros.
  • Procure mochilas com vários compartimentos para distribuir melhor o peso.
  • Não usar apenas uma alça da mochila. Isso desloca o peso para um lado.
Referências:

Paloma Rodríguez-Oviedo, Alberto Ruano-Ravina, Mónica Pérez-Ríos, et. al. School children’s backpacks, back pain and back pathologies. 2012. (https://adc.bmj.com/content/97/8/730)

Dra. Vanessa Ribeiro de Resende

Dra. Vanessa Ribeiro de Resende

Médica do Esporte, Mestre em Ortopedia e Traumatologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Membro do Grupo de Traumatologia do Esporte da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
Consultório: Rua Martinico Prado 26 Cj. 151 Higienópolis São Paulo SP 01224-010 Brasil
Telefone: +55 (11) 3337-2558

Adicionar Comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Clínica SO.U – acesse o site

Clínica SOU - ortopedia