Movimente-se na quarentena Mãe e filho exercitando-se em casa- Fto criada por Prostooleh - freepik
Coronavírus

Movimente-se na quarentena

Se exercite em casa e fortaleça o sistema imunológico

O mundo passa por um momento de tensão. A pandemia de Coronavírus, que atingiu nosso planeta, obrigou a população a adotar uma brusca mudança de hábitos. De uma hora para outra, nos vimos proibidos de frequentar academias, clubes e, em algumas cidades do Brasil, parques.

Com essas proibições e limitações, acabamos enfrentando dificuldades para manter nossa rotina usual de atividades físicas. Paramos de andar até os lugares, iniciamos rotinas de “home office”, aumentamos nossas horas de sono e muitas vezes pioramos o padrão da nossa dieta.

Por outro lado, a prática regular de exercícios está associada a uma melhora da função imunológica, otimizando as defesas do organismo diante de agentes infecciosos. Pessoas ativas fisicamente têm menor chance de apresentar diversas doenças, como diabetes, pressão alta, doenças cardiovasculares e outras doenças crônicas que levam seus portadores a serem considerados de maior risco para a infecção pelo Coronavírus.

Família exercitando-se na sala - foto criada por Freepik em www.freepik.com

Assim, devemos encontrar formas de nos mantermos ativos neste período de isolamento social. Atividades realizadas em casa podem ser tão eficazes na manutenção e mesmo na melhora do condicionamento físico quanto as feitas em academias e clubes.

Movimente-se!

Procure seguir treinos prescritos por profissionais da educação física. Diversos profissionais vêm disponibilizando treinos e vídeos nas redes sociais. Caso você não esteja acostumado com atividades físicas, agora não é hora de começar com força total. Inicie sua atividade física de forma leve e vá evoluindo gradativamente.

Exercícios com peso corporal como agachamentos, flexão de braço e abdominais são de fácil execução e não requerem nenhum tipo de material. Objetos do dia a dia também podem ser usados. Mochilas, frascos de amaciante ou sabão em pó, garrafas pet, sacos de alimentos, etc. Elásticos também podem ser usados para complementar o treino feito em casa.

Recomendações

A manutenção do condicionamento físico é muito importante para o fortalecimento do sistema imunológico. Mesmo em casa, não deixe de se exercitar, de preferência orientado, mesmo que à distância, por um profissional da educação física.

About the author

Dr. Jan Willem Cerf Sprey

Dr. Jan Willem Cerf Sprey

Médico do Esporte, especialista em Ortopedia e Traumatologia Esportiva pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Membro do Grupo de Traumatologia da Santa Casa de São Paulo e diretor da Sociedade Paulista de Medicina do Exercício( SPAMDE)
Consultórios: Rua Barata Ribeiro 398, 3° andar
Rua Bandeira Paulista 716, cj 42 – São Paulo-SP
Tel.: + 55 (11) 3258-1706 / 3258-1394 / 96423-5137

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