Coronavírus

O isolamento social foi reduzido, mas a pandemia não acabou

pessoas de máscaras na rua - prostooleh-Freepik

Com o relaxamento da quarentena é preciso se manter alerta em atividades fora de casa

Com a diminuição do isolamento social e o ensaio da retomada de uma vida normal, muitas pessoas ainda temem sair de casa, ou saem sem se proteger. Claro, o mais adequado é ficar em casa, mas caso precise ou queira sair, use máscara e mantenha uma distância de cerca de dois metros (seis passos) de outras pessoas.  E as regras de higiene continuam valendo.

  • Lave as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos ou use álcool em gel 70%.
  • Cubra a boca e o nariz com o cotovelo ou com um lenço de papel ao tossir ou espirrar e, em seguida, lave as mãos ou use álcool gel 70% para as mãos.
  • Além disso, evite tocar em seus olhos, nariz e boca.

Não se deve esquecer de que ainda não existe vacina para a doença, que já matou mais de 120 mil pessoas no Brasil.  “Ah, mas houve muita gente que se recuperou”, dirão alguns. Verdade, mas é bom observar que a comunidade médica ainda não tem a noção exata do tamanho e da durabilidade dos danos que a doença causa ao corpo humano. Alguns dizem, por exemplo, que os pulmões jamais se recuperam totalmente, trazendo uma óbvia preocupação, principalmente, para fumantes e atletas.

É claro que o risco sempre vai existir, pelo menos enquanto a vacina não chega, mas seguindo todas as dicas listadas aqui, a chance de pegar o Covid-19 cai drasticamente e você tem total possibilidade de sair dessa pandemia ileso. Vale tentar, não?

Em muitas cidades, restaurantes, bares e outros locais e atividades estão liberados ou parcialmente liberados. Saiba, então como se proteger se você for:

A um restaurante – Verifique as práticas de segurança do restaurante. Os funcionários usam máscaras e coberturas faciais, higienizam regularmente superfícies de alto contato e praticam o distanciamento social? O local é bem ventilado? As mesas são colocadas suficientemente distantes umas das outras para permitir o distanciamento social? O menu é digital ou disponível?
O ideal é que o restaurante não ofereça saladas, bufês e postos de abastecimento de bebidas que exijam que as pessoas usem utensílios ou dispensadores comuns.
Se você precisar esperar na fila pelo serviço, mantenha uma distância de pelo menos 2 metros dos outros. Se possível, use o pagamento sem toque.

Usar o delivery – ao pedir comida para viagem, tente pagar online ou por telefone para limitar o contato com outras pessoas. Se você estiver recebendo comida, peça para deixá-la fora de sua casa, em um local seguro, como a varanda ou o saguão de seu prédio. Caso contrário, fique a pelo menos 2 metros de distância do entregador.
Se você for pegar sua comida no restaurante, mantenha o distanciamento social enquanto espera. Depois de levar a comida para casa, lave as mãos ou use álcool gel 70%.

A igrejas e templos – Verifique se o número de participantes das reuniões está sendo limitado e como isso pode afetar sua visita. Procure serviços realizados em áreas grandes e bem ventiladas. Mantenha o distanciamento social durante os serviços. Não esqueça de evitar o contato com materiais tocados com frequência, como livros. Coloque as doações em uma caixa de coleta fixa.

Viajar – O carro acaba por se tornar o meio mais seguro, por evitar contato com pessoas desconhecidas. De fato. Entretanto, as tradicionais paradas na estrada fazem retomar a necessidade de todos os cuidados citados anteriormente. Também deve se levar em conta o risco de contrair o novo Coronavírus em um voo lotado se outros passageiros a bordo estiverem infectados.

Ficar em um hotel – Consulte o site do hotel para saber mais sobre os cuidados que estão sendo tomados e se as comodidades, como a academia ou o restaurante, estarão abertas. Leve produtos de limpeza com você. Quando chegar ao seu quarto, higienize todas as superfícies de alto contato, como interruptores de luz, maçanetas de  banheiros, torneiras, maçanetas e portas de closet e o controle remoto. Lave pratos, copos ou talheres (exceto plástico pré-embalado) antes de usar. Além disso, confirme a política de cancelamento do hotel antes de fazer uma reserva.

Usar transporte público – Em um ônibus ou trem, sentar ou ficar em pé a menos de 2 metros de outras pessoas por um período prolongado pode colocá-lo em risco de contrair a covid 19.

Academias – Até por ser um ambiente onde pessoas suam bastante e as máscaras dificultam a prática de exercícios, aqui o distanciamento se faz ainda mais necessário. O  álcool gel deve estar sempre à mão para passar nos aparelhos antes de utilizá-los e, claro, não tomar banho na academia.  

Salão de beleza ou barbeiro – É recomendável que se frequente estabelecimentos já conhecidos e onde se tenha confiança de que os protocolos de higiene estão sendo cumpridos de maneira correta. Deve-se usar a máscara e ficar atento à lotação do local, já que muitos sequer permitem um grande distanciamento entre as pessoas.

Mercado – Use sempre a máscara e, se possível, luvas descartáveis, já que se toca muito em alimentos e produtos que já foram tocados por várias pessoas. Fique atento à lotação do mercado e conheça os procedimentos que eles adotam. Muitos já possuem termômetro na entrada e limpam o carrinho com álcool em gel.

About the author

Redação SO.U Movimento

Redação SO.U Movimento

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar.
Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Adicionar Comentário

Click here to post a comment

Notícias do dia

Clínica SO.U – acesse o site

Clínica SOU - ortopedia