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O poder das frutas

Comece o dia com uma combinação balanceada das propriedades destas aliadas da boa saúde

Não apenas pelos inúmeros nutrientes que fornecem, mas também pela facilidade com que são absorvidas pelo organismo, incluindo  um processo digestivo dos mais tranquilos na alimentação humana, as frutas são verdadeiras aliadas da boa saúde.  

Basicamente todas as frutas são boas. E podem ficar melhor ainda, tendo suas propriedades potencializadas, se consumidas no horário em que o corpo mais precisa delas para a energia diária: no café da manhã.

No amplo universo das frutas, diferentes cores, tamanhos e texturas significam uma ampla paleta de nutrientes que proporcionam inúmeros e variados benefícios. Veja aqui algumas combinações deliciosas para o breakfast, e suas respectivas qualidades.

1. Anti-inflamatórios: cereja, abacaxi, mirtilo

O abacaxi é conhecida fonte de vitamine C, e contém ainda uma enzima bromelaim que reduz processos inflamatórios e aumenta a função imunizadora do organismo.

O mirtilo é pródigo em antioxidantes e vitaminas A, C e E.

As cerejas, são conhecidas por fornecer altas quantidades de componentes fenólicos, aliados de processos anti-inflamatórios.  

2. Imunidade: grapefruit, kiwi, morango

Além de prevenir os radicais livres, o kiwi é grande fonte de vitamina C. O mesmo acontece com a grapefruit, ou toranja, cuja concentração de vitamina C é maior que a laranja.

O morango detém altas concentrações de vitaminas A e C, e ainda minerais que ampliam o bom funcionamento do sistema imunológico.

3. Antioxidantes: figo, uvas, romã

A alta concentração de resveratrol nas uvas vermelhas tem já muito bem mapeados seus efeitos em prol do bom condicionamento do sistema cardiovascular – além disso, possuem alta dosagem de luteína e zeaxantina, excelentes para a saúde da visão e proteção dos efeitos dos raios ultravioleta.

Figos são ricos em diversos minerais, entre eles, potássio, cálcio magnésio, ferro, além de vitaminas A, E e K. Já a romã possui mais anti-oxidantes que a maioria das frutas, além de nutrientes que podem ajudar no combate ao envelhecimento da pele.

4. Detox: Goji berry, melancia, limão

Sem tradução direta para o português, a goji berry é encontrada em empórios e mercados de importados. É excelente fonte de vitaminas (A, B, C e E) e ferro, para não mencionar suas propriedades benéficas ao bom funcionamento do fígado.

Com 92% de água, a melancia é fonte de um grande desintoxicante de nome glutationa, além de conter e vitaminas A e C.

Como a melancia, o limão também é um poderoso desintoxicante, além de proporcionar benefícios digestivos, antibactericidas e antivirais.  

5. Pele e cabelos: amora, mamão, melão

Além de deliciosas, as amoras fazem bem à pele e são repletas de antioxidantes, e de vitaminas A e C.

Entre outros benefícios, o mamão papaia é reconhecido como grande fonte de colágeno. Também carrega uma enzima “do bem” de nome papaína, que atua em processos preventivos de danos à pele.

Quanto ao melão, a quem poucos resistem, é repleto em betacaroteno, lipídio antioxidante que no organismo se converte automaticamente em vitamina A, que atua na melhora e no brilho da pele e dos cabelos.

6. Energia: maçã, banana e abacate

Quanto às maçãs, são ponderosas em fibras. Sua concentração vitaminas B, C e E a faz importante aliada na prevenção de doenças como a diabetes, por ser rica em pectina, fibra que regula os índices de glicemia.

Bananas são notórias por seu alto índice energético, sendo super indicadas ao café da manhã. O mesmo pode ser dito das boas gorduras presentes no abacate, que, entre outras qualidades, é uma das melhores frutas para o trato do sistema gastrointestinal.

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Redação SO.U Movimento

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