Coronavírus

Obrigado, doutor!

Cristo Redentor comprojeção do Jalecom em homenagem aos profissionais de saúde
Foto divulgação

Na linha de frente do combate à pandemia do novo Coronavírus, médicos e profissionais da saúde batalham dia e noite para salvar vidas.

A dedicação aos trabalhos desenvolvidos por médicos e profissionais da saúde , muitas vezes em condições adversas, chamou a atenção e despertou o reconhecimento da população.

Enquanto boa parte das pessoas está em quarentena, eles têm uma grande carga de trabalho, longe das famílias e com menos tempo para descansar e se dedicar a si próprios. Por tudo isso, foram alvo de homenagens mundo afora, inclusive no Brasil, desde que a pandemia aumentou sua escalada no País.

Obrigado Doutor - médico com as mãos juntas - foto criada por drobotdean - www.freepik.com

Das janelas e varandas de apartamentos de cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador e Brasília, entre outras, recebiam palmas daqueles que se sentem protegidos ao constatar o empenho de quem é essencial na luta para vencer o vírus. Era o movimento #AplausoNaJanela, convocado pelas redes sociais.

Os agradecimentos vieram de toda parte. Pelo Twitter, o Corinthians, por exemplo, postou: “Enquanto estamos protegidos em casa, os profissionais de saúde estão na linha de frente do combate ao coronavírus. Nossa gratidão a todos e uma grande salva de palmas para esses guerreiros!”.

O evento passou, mas o “obrigado” segue ecoando dia e noite, por parte de todos que se preocupam com médicos, enfermeiros e todos os envolvidos diretamente no corpo a corpo contra o vírus e a covid 19. São pessoas que se perguntam como eles estão fazendo para enfrentar jornadas extenuantes. Estão dormindo e se alimentando bem? Como fazem para relaxar, tendo uma rotina tão atribulada e estressante? Estão se protegendo bem? Afinal, notícias de médicos morrendo em consequência da covid 19 estão se tornando mais comuns.

Obrigado Doutor - Médica Paramentada com tubo de ensaio cheio de sangue - foto criada por jcomp - www.freepik.com

Como se não bastasse as dificuldades para tratar os pacientes, eles também enfrentam a falta de máscaras e de equipamentos de proteção individuais. Nessa guerra, suas baixas se refletem em todo o sistema de saúde.

A situação levou a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) a reforçar as indicações de procedimentos de segurança também para aqueles que atuam em  programas de saúde de família e no atendimento primário. Diz o texto divulgado pela entidade:

“Visando preservar a saúde das médicas e médicos da família e comunidade e profissionais que atuam na APS (atendimento primário de saúde) reforça as seguintes orientações durante o atendimento e permanência no local de atendimento: 

  • Para a contenção respiratória utilizar: máscara cirúrgica; Uso de luvas, gorro e aventais descartáveis; lavar as mãos com frequência; limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
  • Para procedimentos produtores de aerossóis, usar máscara N95/PFF2.
  • Todo profissional que atender os pacientes com suspeita de Síndrome Gripal deve usar EPIs e adotar as medidas para evitar contágio, conforme indicado. Atenção para os cuidados que devem ser tomados em relação ao uso de máscara cirúrgica
  • Coloque a máscara com cuidado para cobrir a boca e o nariz e amarre com segurança para minimizar as lacunas entre o rosto e a máscara.
  • Enquanto estiver utilizando a máscara, evite tocá-la;
  • Remova a máscara usando técnica apropriada (ou seja, não toque na frente, mas remova o laço ou nó da parte posterior);
  • Após a remoção, ou sempre que tocar em uma máscara usada, higienize as mãos com água e sabão ou álcool gel, se visivelmente suja;
Obrigado Doutor - álcool gel máscara foto criada por tirachardz - www.freepik.com
  • Substitua a máscara por uma nova máscara limpa e seca assim que estiver úmida ou danificada;
  • Não reutilize máscaras descartáveis;
  • Descarte em local apropriado as máscaras após cada uso; troque de máscara após atender novos pacientes.”
Cada paciente é uma causa abraçada pelos profissionais de saúde, por isso é muito importante reforçar: obrigado, doutor!

About the author

Redação SO.U Movimento

Redação SO.U Movimento

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar.
Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Adicionar Comentário

Click here to post a comment

Notícias do dia

Clínica SO.U – acesse o site

Clínica SOU - ortopedia