Reiki

Os benefícios do Reiki

Os Benefícios do Reiki - foto deAlbina Glisic

Na onda das terapias holísticas e no auge dos métodos de autoconhecimento, o Reiki é uma técnica de cura tão simples e eficaz que muito em breve você vai querer experimentar

No Reiki, a cura se dá pela imposição das mãos e, em níveis mais sofisticados, pelos olhos, ou mesmo o envio à distância pela intenção da mente – mais precisamente a partir do nível dois (veja os níveis abaixo). É uma opção absolutamente simples e natural, sem necessidade de rituais, nem artefatos mirabolantes para a prática.

Reiki nada tem a ver com religião, cultos ou dogmas. Ele é para todo mundo, independentemente de crença, faixa etária, ambiente cultural. Tudo começou no Japão do século XX, mas foi amplamente disseminado no ocidente e hoje pode ser encontrado em muitos países e em diversas vertentes. No ocidente, outras técnicas foram incorporadas ao método japonês, dando origem a novas “modalidades” de Reiki.

O Reiki é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) desde 2007, a técnica faz parte do centro de terapias integrativas de importantes hospitais em países como Inglaterra, Argentina, Canadá, Portugal, Suíça, Alemanha, Austrália, África do Sul. Segundo o site da Universidade da Califórnia (UC) são mais de 800 hospitais no território norte-americano oferecendo Reiki como terapia complementar de cura e alívio de dor.

No Brasil, é oferecido pelo Serviço Único de Saúde (SUS) desde 2017, quando foi incluído como Práticas Integrativas e Complementares em Saúde pela portaria no. 849 do Ministério da Saúde (MS), como terapia alternativa, complementar, que não interfere em tratamentos convencionais. Muitos estudos comprovam sua eficácia, já que ele provoca relaxamento e equilíbrio no ser humano, propiciando a recuperação de enfermidades.

Equilíbrio - pedras coloridas dispostas.

Benefícios do Reiki

O tratamento de Reiki é indicado para uma série de desequilíbrios, tais como ansiedade, estresse, insônia, dores físicas e problemas de ordem emocional em geral. A duração do tratamento vai variar de acordo com o problema e a resposta da pessoa. Recomendam-se ao menos dez sessões de aproximadamente 1 hora cada.

Mas os benefícios do Reiki, tais como conforto, paz, relaxamento, bem-estar e tranquilidade, são percebidos quase que imediatamente por quem recebe a energia. Nunca se recomenda parar com o tratamento médico tradicional. O Reiki vem como um aliado para o bem-estar e alinhamento do sistema energético, potencializando o tratamento convencional.

Alguns pacientes relatam alívio de dores (geralmente na coluna, joelhos e enxaquecas) após a sessão. Na região sul do país, quatro acadêmicos vinculados ao Programa de Pós Graduação em Enfermagem – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – decidiram pesquisar os benefícios do Reiki em idosos com dor crônica .O objetivo foi identificar e analisar os benefícios vivenciados com a prática de Reiki em pessoas idosas com dor crônica não-oncológica. Os dados foram coletados em 2012 quando dez idosos com queixas de dor foram submetidos a cinco sessões de Reiki.

Na conclusão da pesquisa, os acadêmicos avaliaram, que de modo geral, “após a aplicação do Reiki os participantes da pesquisa referiram ativação da sua energia, remetendo a esta o alívio de suas dores, promovendo um relaxamento corporal e diminuindo a ansiedade. Em conclusão, logo após as cinco sessões de Reiki os idosos apresentaram melhora significativa nas queixas de dores crônicas, além da contribuição de maior equilíbrio das necessidades físicas, mentais, emocionais e espirituais dos idosos.”

Não por acaso o Reiki está sendo usado inclusive para tratar doentes com câncer. Nesse mesmo artigo foi relatado um interessante estudo sobre a aplicação da técnica em pacientes oncológicos: Os resultados indicaram uma diminuição de mais de 50% do sofrimento caracterizado pela ansiedade, depressão, dor e fadiga. Os voluntários relataram que gostariam de continuar usando o Reiki, pois obtiveram relaxamento e sentiram bem estar espiritual.

Mais do que falar sobre essa energia, o ideal é que se tenha a possibilidade de senti-la. Reiki é muito mais do toque com as mãos. Para quem realmente se interessa por curas holísticas, e busca uma efetiva transformação, ele passa a ser um estilo de vida.

Ilustração sobre meditação

Você pode ser um mestre em Reiki

A pessoa interessada em se tornar uma reikiana precisa apenas encontrar um mestre habilitado para iniciá-la e após uma certa quantidade de teoria, incluindo o aprendizado dos símbolos que sintonizam essa energia, passa a ser um canal de transferência do Reiki.

É uma opção absolutamente simples e natural, sem necessidade de rituais, nem artefatos mirabolantes para a prática. São três os níveis ensinados nesta técnica, sendo necessário um intervalo de três meses entre os dois primeiros níveis e de seis meses entre o segundo e o terceiro níveis. No primeiro, o nível básico, é ensinado sobre energia, funcionamento dos chacras e história do Reiki; no segundo nível aprendem-se os símbolos e algumas técnicas de uso diário, inclusive o envio da energia à distância; e no terceiro e último nível o praticante recebe o símbolo da maestria interior. Acima disso, para quem realmente deseja se aprofundar e dar aulas, pode-se tornar mestre, o que é mais demorado um pouco, já que a função tem suas exigências e responsabilidades.

Fonte:
Pesquisa Programa de Pós Graduação em Enfermagem – Universidade Federal de Santa Catarina – Os benefícios do Reiki em idosos com dor crônica
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-07072014000401032&script=sci_arttext&tlng=pt

ReikibyRachel: http://www.reikibyrachel.com.br

Tags
Rachel Rothier - Reiki Master

Rachel Rothier - Reiki Master

Carioca, formou-se em Jornalismo pela Pontifício Universidade Católica (PUC/SP) em 2001, e fez pós-graduação em Marketing na FGV/RJ. Acumula mais de 20 anos de experiência em trabalhos voluntários na seara da espiritualidade. Iniciou no Reiki em 2014 com diversas passagens em ambulatórios e atendimentos particulares. Formou-se Mestra em Reiki e hoje faz atendimentos, dá palestras e ministra cursos em seu consultório na Vila Madalena/SP.
Criou, em 2018, o ReikibyRachel ( http://www.reikibyrachel.com.br/) como uma proposta de tratar o ser humano de forma holística, com base no sistema Reiki Usui.

Adicionar Comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Clínica SO.U – acesse o site

Clínica SOU - ortopedia