Séries Especiais - Ortopedia

Tratamento do LCA

O tratamento para casos de LCA dependerá da extensão do dano do ligamento e da necessidade individual do paciente

Não é incomum que alguém que tenha LCA consiga levar sem grandes comprometimentos suas atividades cotidianas, mas o risco de desenvolver outras lesões existe. Para atletas e esportistas, no entanto, o médico indicará a necessidade de que se comece o tratamento fisioterapia ou cirurgia assim que possível, para obtenção de melhores resultados.

Em qualquer dos casos, é bem importante que o diagnóstico seja feito rapidamente, para assegurar que não existem fraturas ou comprometimento de outros ligamentos (que não o LCA). Por exemplo: se a pele do joelho se apresentar de cor azulada ou roxeada, pode ser sinal de que vasos sanguíneos foram afetados.

Artroscopia – Cirurgia para o LCA

Não raro, lesões de LCA requerem procedimento cirúrgico de reconstrução. Ou seja, quando a opção é pela cirurgia, faz-se através da artroscopia, um novo ligamento. Para isso, podem ser utilizados tendões do próprio paciente ou mesmo enxerto de banco de tecidos. Até a realização da cirurgia, o médico prescreverá analgésicos ao paciente, bem como indicará outros medicamentos para antes e também para o pós-intervenção. No período próximo à cirurgia, ele suspenderá remédios que possam vir a interferir no bom funcionamento do processo de coagulação sanguínea do paciente, como por exemplo, aspirinas.

Após a cirurgia, o paciente provavelmente enfrentará um período de seis meses de fisioterapia até recuperar toda a função motora do joelho e a força muscular da perna.

De modo geral, as cirurgias reconstrutoras dos ligamentos apresentam bons resultados, eliminando a dor e reestabelecendo a estabilidade do joelho. O período de fisioterapia é importante também para minimizar os riscos de desenvolvimento de artrites no joelho operado.

Prevenção

A estabilização do joelho resulta de uma complexa inter-relação de geometria óssea entre as estruturas ligamentares e os músculos. Portanto, exercícios de fortalecimento muscular são importantes no sentido de minimizar os riscos de lesões no LCA, uma vez que reduzem o nível de pressão nos joelhos em movimentos de impacto.

Outros artigos da série Lesões do LCA

Dr. Pedro Baches Jorge

Dr. Pedro Baches Jorge

Médico Ortopedista, especializado em Joelho e Medicina do Esporte. Fundador do Núcleo de Medicina do Esporte do Hospital Sírio Libanês e Membro do Grupo de Trauma Esportivo da Santa Casa de São Paulo.
Diretor Científico da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Trauma do Esporte (SBRATE) e Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ)
Clínica SO.U – Unidade Bela Vista
R. Barata Ribeiro, 398 - 3º andar - Bela Vista, São Paulo - SP, 01308-000
Tel.: +55 (11) 3258-1706
http://www.clinicasou.com.br

Adicionar Comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Clínica SO.U – acesse o site

Clínica SOU - ortopedia