Séries Especiais - Ortopedia

Tratamento do LCA

O tratamento para casos de LCA dependerá da extensão do dano do ligamento e da necessidade individual do paciente

Não é incomum que alguém que tenha LCA consiga levar sem grandes comprometimentos suas atividades cotidianas, mas o risco de desenvolver outras lesões existe. Para atletas e esportistas, no entanto, o médico indicará a necessidade de que se comece o tratamento fisioterapia ou cirurgia assim que possível, para obtenção de melhores resultados.

Em qualquer dos casos, é bem importante que o diagnóstico seja feito rapidamente, para assegurar que não existem fraturas ou comprometimento de outros ligamentos (que não o LCA). Por exemplo: se a pele do joelho se apresentar de cor azulada ou roxeada, pode ser sinal de que vasos sanguíneos foram afetados.

Artroscopia – Cirurgia para o LCA

Não raro, lesões de LCA requerem procedimento cirúrgico de reconstrução. Ou seja, quando a opção é pela cirurgia, faz-se através da artroscopia, um novo ligamento. Para isso, podem ser utilizados tendões do próprio paciente ou mesmo enxerto de banco de tecidos. Até a realização da cirurgia, o médico prescreverá analgésicos ao paciente, bem como indicará outros medicamentos para antes e também para o pós-intervenção. No período próximo à cirurgia, ele suspenderá remédios que possam vir a interferir no bom funcionamento do processo de coagulação sanguínea do paciente, como por exemplo, aspirinas.

Após a cirurgia, o paciente provavelmente enfrentará um período de seis meses de fisioterapia até recuperar toda a função motora do joelho e a força muscular da perna.

De modo geral, as cirurgias reconstrutoras dos ligamentos apresentam bons resultados, eliminando a dor e reestabelecendo a estabilidade do joelho. O período de fisioterapia é importante também para minimizar os riscos de desenvolvimento de artrites no joelho operado.

Prevenção

A estabilização do joelho resulta de uma complexa inter-relação de geometria óssea entre as estruturas ligamentares e os músculos. Portanto, exercícios de fortalecimento muscular são importantes no sentido de minimizar os riscos de lesões no LCA, uma vez que reduzem o nível de pressão nos joelhos em movimentos de impacto.

Outros artigos da série Lesões do LCA

About the author

Dr. Pedro Baches Jorge

Dr. Pedro Baches Jorge

Médico Ortopedista, especializado em Joelho e Medicina do Esporte. Fundador do Núcleo de Medicina do Esporte do Hospital Sírio Libanês e Membro do Grupo de Trauma Esportivo da Santa Casa de São Paulo.
Diretor Científico da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Trauma do Esporte (SBRATE) e Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ)
Clínica SO.U – Unidade Bela Vista
R. Barata Ribeiro, 398 - 3º andar - Bela Vista, São Paulo - SP, 01308-000
Tel.: +55 (11) 3258-1706
http://www.clinicasou.com.br

Adicionar Comentário

Click here to post a comment

Notícias do dia

Clínica SO.U – acesse o site

Clínica SOU - ortopedia