+Esporte

As vantagens do Vôlei

As vantagens do vôlei - Foto de Vince Fleming no Unsplash

Do sistema cardiovascular à interação social e networking pessoal, praticantes do esporte têm melhora em vários campos

Fato: seja na quadra, na grama ou mesmo na praia, o voleibol é um excelente esporte para a construção de um corpo mais saudável e em forma. Também, é uma ótima maneira de envolvimento em atividades sociais que demandem trabalho em equipe, já que pode ser jogado tanto com um único parceiro(a), como por um time inteiro. Aqui, 9 benefícios à saúde que o vôlei proporciona, de acordo com o czar do fitness, o consagrado jornalista, escritor e publisher norte-americano Samir Becic, fundador da revista Health Fitness Revolution, autor do best-seller ReSYNC Your Life (“Religue Sua Vida”) e criador do projeto ReSYNC Fitness Method (Método Fitness Religue”). 

1 – Queima de calorias e gorduras:

A prática do vôlei ajuda a queimar calorias, e é fundamental no processo de manutenção de um peso saudável. A medicina esportiva avalia entre 90 a 133 calorias queimadas durante apenas meia hora de prática não competitiva de vôlei.

2 – Força física corpórea:

As atividades físicas e os movimentos em torno da prática do voleibol fortalecem os braços, ombros e a parte superior do tronco, bem como os músculos das pernas.

3 – Sistema cardiovascular:

Jogar vôlei promove uma melhor circulação sanguínea e de nutrientes através do corpo o que, de maneira geral, promove o melhor funcionamento do coração. 

4 – Melhora do metabolismo:

Jogar vôlei aumenta os níveis metabólicos e de energia.

5 – Coordenação visual: 

A prática do vôlei envolve muito a atenção do olhar – ao passar uma bola, temos que seguir atentamente o restante da jogada, até sua conclusão. E isso vale tanto para ataque como para defesa. Essa atenção contínua exigida do olhar condiciona a melhora da percepção da coordenação visual como um todo.  

6 – Agilidade, coordenação, equilíbrio:

Devido ao ritmo dinâmico do jogo, o voleibol requer esforço do praticante.  Tudo com rapidez. O que requer agilidade, flexibilidade, equilíbrio e coordenação.

7 – Melhora aeróbica:

Uma partida de vôlei de 20 minutos equivale a correr cerca de 1,6 quilômetro em jogging e eleva a capacidade aeróbica dos praticantes.

8 – Habilidades interpessoais:

Por ser um esporte coletivo, o vôlei requer cooperação. Pesquisas realizadas pelo Centre for Economic Policy Research, sediado em Londres, concluiu que praticantes de esportes de equipe desenvolvem melhores habilidades em networking do que não praticantes. Por conta das lições de liderança e cooperação inerentes à pratica do esporte.

9 – Controle do nível de stress:

O envolvimento com o voleibol é redutor de stress e pode melhorar, de maneira geral, o humor e o bem-estar do praticante, bem como sua motivação para o dia a dia e a habilidade em ser bem-sucedido.

Redação SO.U Movimento

Redação SO.U Movimento

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar.
Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Adicionar Comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Clínica SO.U – acesse o site

Clínica SOU - ortopedia